PAULA REGO: Contos Tradicionais e Contos de Fadas

Paula Rego mostra os seus “Contos Tradicionais e Contos de Fadas”. Entre desenho, pintura e gravura, destacam-se trabalhos inéditos, entre os quais desenhos e uma pintura que a artista criou há menos de um ano, inspirada na obra literária da Condessa de Ségur. Ao todo, cerca de uma centena de obras apresentam-se em oito salas da Casa das Histórias Paula Rego, de 8 de maio a 30 de setembro, no âmbito da programação do Bairro dos Museus de Cascais.

® DR

Os contos tradicionais e os contos de fadas são inspiração para Paula Rego desde 1974, ano em que começa a sua pesquisa sobre o universo literário dos contos populares portugueses. Ganhou uma Bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian e desde então não mais parou ilustrando histórias violentas e cruéis, reencontrando memórias de infância e o medo. São histórias que Paula Rego passou para a tela e para o papel, explorando as temáticas do encantamento, do amor, da sedução ou do terror.

Neste universo, a artista introduz a voz das mulheres, dominante desde o início dos contos de fadas, desconstruindo modelos da sociedade.

Através desta exposição, Paula Rego apresenta-nos a sua versão dos contos de autores como os Irmãos Grimm ou Hans Christian Andersen.

A exposição Paula Rego: Contos Tradicionais e Contos de Fadas reforça os acordos estabelecidos entre a Câmara Municipal de Cascais, Paula Rego e a sua família para que as obras da artista se apresentem a todos os públicos através deste museu, que muito nos honra estar sediado em Cascais”, realça o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.

As obras chegam de museus nacionais e internacionais, coleções de Paula Rego, família da artista e de particulares. A organização é da Câmara Municipal de Cascais e da Fundação D. Luís I.