Presidente da República pede aos jogadores que “sejam aquilo que são, porque são os melhores dos melhores!”

O Presidente da República, recebeu esta quarta-feira no antigo Museu dos Coches a Seleção Portuguesa de Futebol, que considera "um fator de unidade nacional". Num discurso informal, muito ao seu jeito Marcelo Rebelo de Sousa, pediu aos jogadores que, no Mundial da Rússia, apenas "sejam aquilo que são, porque são os melhores dos melhores…… Eu não peço para trazerem a taça, eu disse isso há dois anos e muita gente ficou muito zangada comigo. Não, eu peço uma coisa mais difícil: que sejam aquilo que são".

Aldrabiscas

Perante a equipa técnica e os 23 jogadores convocados para o Campeonato do Mundo de Futebol, na Rússia, o chefe de Estado continuou: “Porque, se forem aquilo que são, são os melhores dos melhores. Basta serem aquilo que são”. “Eu não mudo de ideias. Vou dizer exatamente o que disse há dois anos, aqui em Belém. E o que daqui a dois anos direi, quando for o Europeu e quando cá vierem”, afirmou. Segundo o chefe de Estado, “é uma evidência” que os jogadores portugueses são os melhores dos melhores e têm entre si o melhor do mundo, Cristiano Ronaldo” declarou Marcelo Rebelo de Sousa, durante a receção à seleção portuguesa de futebol, no edifício do Antigo Museu Nacional dos Coches, em Lisboa.

Após o discurso de Marcelo Rebelo de Sousa, Cristiano Ronaldo capitão da seleção portuguesa de futebol, agradeceu a receção, de que ele e todos os jogadores foram alvo e prometeu muita ambição e luta até ao apito final de cada jogo durante o campeonato do mundo, que decorrerá na Rússia, de 14 de junho a 15 de julho.

Reconhecendo que a ‘equipa das quinas’ não é a favorita para a conquista do troféu, relembra que também ninguém acreditava na vitoria do Euro2016, e ela aconteceu.

 “Posso garantir uma grande ambição de toda a equipa. Sabemos que não somos os favoritos, temos de ser realistas, mas no futebol nada é impossível. Temos de pensar jogo a jogo. A fase de grupos vai ser extremamente difícil. Com estes jogadores temos de pensar sempre em grande. Estou confiante que daremos o nosso melhor”, afirmou o “Bola de Ouro”, concluindo “Vamos lutar até ao final, ter sempre a esperança que no futebol tudo é possível. E passo a passo, ver o que vai acontecer, ver o que a competição nos dará. Para nós é um privilégio representar as cores de Portugal, representar esta nação. Vamos ver o que isto vai dar”.

Antes tinha discursado Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol prometendo que a seleção, a equipa técnica e diretiva “tudo farão para honrar a camisola”. Fernando Gomes anunciou ainda a criação de uma bolsa de estudo, com parte das receitas do Campeonato do Mundo, para 23 alunos carenciados de zonas fora dos centros urbanos, em honra dos habituais 23 representantes de Portugal: “Este mundial vai mudar a vida de 23 jovens. Financiaremos a carreira de estudantes e aqui estaremos, com cada um deles, antes do Europeu de 2020 para testemunharmos o que foram as suas vidas enquanto primeiros bolseiros da seleção. Pela primeira vez na história estes atletas não vão jogar apenas pela bandeira, vão jogar para mudar a vida de 23 jovens. Esta seleção merece tudo porque tem feito tudo para honrar Portugal.”

Já Ferro Rodrigues, Presidente da Assembleia da Republica, fez questão de citar o local de nascimento de cada um dos jogadores escolhidos por Fernando Santos, para mostrar que o País vai desde a Madeira a Portimão, de Bagim do Monte a Singen (Alemanha), do Brasil à Reboleira, referindo que, “Esta é, realmente, a seleção de todos nós e a seleção que representa o país. Não apenas representa Portugal, como representa a língua portuguesa, como representa as comunidades portuguesas. Está aqui o resultado de 50 anos também de saída dos portugueses para trabalharem lá fora, de amizade entre os povos lusófonos”.

Em nome dos 230 deputados da Assembleia da República, Ferro Rodrigues desejou-lhes “a melhor das sortes” na fase final do Campeonato Mundial de Futebol de 2018.

Antes da partida para a Rússia, a Seleção vai defrontar a Argélia na próxima quinta-feira, no Estádio da Luz. A equipa portuguesa, campeã europeia em título, integra o Grupo B do Mundial da Rússia e vai estrear-se frente à Espanha, em Sochi, no dia 15 de junho, antes de defrontar Marrocos, em Moscovo, no dia 20, e o Irão,em Saransk, no dia 25 de junho.

Marcelo Rebelo de Sousa, disse que iria ver o primeiro jogo da Seleção Portuguesa, contra a Espanha, no Terreiro do Paço, com muitos outros portugueses, e o terceiro, contra o Irão, na área afetada pelos fogos de 2017. “Será o presidente da Assembleia da República a estar no primeiro jogo, contra a Espanha, no dia 15 de junho, em Sochi,… Depois, estarei no segundo jogo, em Moscovo, no dia 20, contra Marrocos”, declarou. Convicto de que Portugal ultrapassará a fase de grupos do Campeonato Mundial de Futebol de 2018, o Presidente da República acrescentou: “E depois combinaremos como é o quarto, e como é o quinto, e como é o sexto jogo. É um problema de ajustarmos a seguir”.

Seguiu-se um jantar oferecido por Marcelo Rebelo de Sousa, aos jogadores da seleção, equipa técnica e diretiva.