Club MX-5 Portugal – Passeio Serras do Açor e da Estrela

Cumpriu-se este sábado, 9 de Junho, mais uma actividade, a terceira de 2018, do Club MX-5 Portugal. Desta feita, a caravana com quase quatro dezenas de unidades rumou à zona centro/norte do país, com percurso entre as Serras do Açor e da Estrela, num apelo irrecusável à condução num dia pleno de acção na estrada, mas não só...

Club MX-5 Portugal – Passeio Serras do Açor e da Estrela
® DR
Club MX-5 Portugal – Passeio Serras do Açor e da Estrela
® DR

Com partida no Inatel Piodão Hotel, os participantes juntaram-se manhã cedo, ainda a chuva dava tréguas, para o terceiro encontro do ano, que levou mesmo a esgotar as camas na unidade hoteleira escolhida, tal o nível de participação registado. A estrada prometia e os MX-5 deram um colorido a uma zona muito fustigada pelos fogos de 2017. As primeiras notas do “road book” apontavam para Piodão, Foz da Égua, Vide, Ponte das Três Entradas e logo depois de Alvôco das Várzeas uma paragem no miradouro que revelou uma vista inigualável sobre Avô e o Rio Alva.

Daqui até ao almoço foi um pulinho, mas foi sem pressa que o Museu do Pão, em Seia, acolheu o grupo para um repasto rico e para desfrutar e guardar na memória. De seguida houve visita ao Museu do Pão, onde se conta com detalhe todo o processo de fabrico – com muita história pelo meio – e onde se deu a oportunidade de “meter a mão na massa”!

De regresso à estrada, para a tarde estavam reservadas as muitas curvas que separam Seia de Manteigas, e, como habitualmente, não pelo trajecto mais óbvio. Entrar em Manteigas pela face norte do Vale Glaciar é algo que todos vão querer repetir, ainda que nesta fase já a chuva tenha acompanhado a caravana, que foi a precisar de gorro e galochas que chegou ao topo da Serra da Estrela (Torre) para uma curta paragem antes do lanche, servido na Pousada da Serra da Estrela. No total cumpriram-se mais de 120 quilómetros de curvas e contracurvas pelas Serras do Açor e da Estrela em mais um dia de excelente convívio entre os participantes que aproveitaram cada minuto desta actividade que antecede outra, bem mais longa (3 dias)…

O próximo passeio do Club MX-5 Portugal vai rumar a Espanha, mais propriamente aos Picos da Europa, com partida de Chaves e para visitar Covadonga, Potes e Fuente Dé, entre outros dos pontos incontornáveis da região. Esta actividade terá lugar entre os dias 5 e 7 de Outubro.