MUSEU ETNOGRÁFICO EXPÕE “PROFISSÕES TRADICIONAIS” NO CENTRO DE PROMOÇÃO CULTURAL DE SÃO VICENTE

A partir de hoje, dia 11 de outubro e até ao próximo dia 9 de novembro, o Museu Etnográfico da Madeira leva ao Centro de Promoção Cultural de São Vicente, a Exposição "Profissões Tradicionais", iniciativa que surge no âmbito do Projeto de divulgação cultural "O Museu Vai à Rua". Exposição que visa divulgar e preservar a memória coletiva e o papel que estas atividades e ofícios assumiram, no passado, junto da população e, concretamente, do público mais jovem.

Madeira
MUSEU ETNOGRÁFICO EXPÕE "PROFISSÕES TRADICIONAIS"

Tutelado pelo Governo Regional, o Museu Etnográfico da Madeira prepara e dinamiza, anualmente, várias Exposições Temporárias, num formato que, permitindo a itinerância, «promove esta oferta cultural de forma descentralizada a vários concelhos», conforme sublinha a Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, que salienta a importância desta e de outras ações que têm vindo a ser desenvolvidas pelos Museus «a favor da maior valorização e divulgação do património cultural, material e imaterial, junto de toda a população».
Com cerca de 5.500 visitantes, só no primeiro semestre deste ano, o Museu Etnográfico da Madeira desenvolve, ao longo de todo o ano e através dos seus Serviços Educativos, diversos projetos e atividades, entre as quais Visitas Guiadas, Visitas Temáticas de Exploração das Coleções, Jogos Pedagógicos, Oficinas de Artesanato e Projetos como “O Museu vai à Rua” ou “Horta Pedagógica”, que têm vindo a conquistar o interesse e as atenções do público.
Recorde-se que este Museu já apresentou, em 2018, exposições itinerantes no Aeroporto da Madeira – “Máscaras” e “Artesanato Moderno – Presépios madeirenses” e, no Parque Temático da Madeira, as mostras – “Património material e imaterial. Artefactos em cana vieira”, “Construtor de Brinquinhos” e, inaugurada no passado dia 1 de outubro, a Exposição “Vitivinicultura”, mostra que dá a conhecer os utensílios, os equipamentos, os rituais e as tradições relacionadas com a azáfama das vindimas que possui tanta tradição na nossa Região.