Tomar promoveu os seus produtos em Lisboa

Foi com grande êxito, que decorreu mais uma vez, no mercado de Alvalade uma mostra de produtos Tomarenses.

Casa do Concelho de Tomar
Tomar promoveu os seus produtos em Lisboa - ©Aldrabiscas

Fruto de uma parceria entre a Junta de Freguesia de Alvalade e a Casa do Concelho de Tomar, cuja sede está situada nesta freguesia, decorreu ontem (10), no mercado de Alvalade, uma apresentação de alguns dos melhores produtos que Tomar tem para oferecer.

Este evento, teve como objetivo principal, divulgar e promover produtores tomarenses, que trouxeram até Lisboa produtos típicos da região, como mel, azeite, enchidos, vinho e licores, frutos vermelhos e doçaria tradicional.

De entre os produtores locais, estiveram presentes entre outros os vinicultores do Casal das Freiras, do Solar dos Loendros, e da Herdade dos Templários.

Ainda nos vinhos, mas apenas como projeto familiar, veio o João Simões Mourão, com a ‘Charolinha’ um vinho licoroso que pode ser Rubi (tinto) ou Gold (branco), de paladar suave, com cerca de 10 º.  De acordo com João Mourão este é o tipo de vinho que se pode usar para cocktails. Assim podemos beber a ‘Charolaça’ a ‘Charolin’, a ‘Charoloka’ a ‘Charolim’ e as que quisermos inventar.

Afonso Raposo, da Apisraposo, trouxe o mel e alguns produtos feitos a partir do mel, como o própolis, a tintura de própolis, utilizada para tratar problemas de garganta e ainda os sabonetes e cremes de mãos e de corpo.

Presentes estiveram também os frutos vermelhos e licores da Quinta de Cezal, o Azeite São Dorninho e o Fumeiro Tradicional Fernando, cuja produção foi já adaptada ao gosto dos lisboetas, com o fabrico do ‘chouriço de sangue’ que só vendem para a capital. De acordo com Elizabete Jesus “o nosso enchido diferencia-se porque ainda fazemos o fumeiro  tradicional com lenha de azinho e só usamos tripa natural. Já trabalhamos o mercado de Lisboa há cerca e 15 anos”, diz a gestora da empresa.

Também o artesanato esteve presente, com peças artesanais de grande qualidade e originalidade, trazidas por Idilia Basilio e pela Drisarte.

Para animar quem por ali passava, o grupo de ´Gaiteiros de Brazões’ e o ‘Rancho Folclórico da Casa do concelho da Pampilhosa da Serra’, tocou e dançou modas tradicionais da região, aliciando os presentes a dançar com eles. Muitos foram os que não se fizeram rogados e aceitaram o desafio.

Visivelmente satisfeito estava Carlos Galinha, presidente da Casa do Conselho de Tomar, grande impulsionador destas atividades de divulgação da sua terra Natal em Lisboa.  Diz-nos ele que “a parceria com a Junta de Freguesia de Alvalade acontece pelo segundo ano consecutivo. O ano passado correu muito bem, este ano também está a correr muito bem. A Junta de Freguesia mostrou sempre muito disponibilidade em colaborar com a Casa do Conselho de Tomar, e nós integrados na sociedade e na freguesia de Alvalade procuramos disponibilizar os recursos que temos para angariarmos os que precisamos. Desengane-se quem pensar que pode trabalhar sozinho. Por isso esta parceria é tão importante.  Está provado que todos juntos podemos fazer grandes obras.”

Também José Borges, Presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, marcou presença nesta mostra de produtos tomarenses. Ao aNotícia.pt, confidenciou que tem grandes aspirações para a dinamização daquele que considera o mercado de Lisboa  “Nós temos uma programação de atividades para o mercado. Ao sábado temos animação para famílias e tentamos que pelo menos uma vez por mês, ter uma casa regional, ou um município do país a fazer uma mostra de produtos no mercado de Alvalade.”

À cerca da parceria com a Casa do concelho de Tomar revela-nos que “ a nossa parceria em concreto com o município de Tomar , e com a casa de Tomar, começa pelo facto de nós termos cá a casa do município de Tomar na  nossa freguesia e portanto temos uma relação já histórica, antiga até porque  na génese a freguesia de Alvalade  é criada por tomarenses e portanto essa ligação faz todo o sentido aqui no nosso mercado o que significa que nós mantê-la-emos enquanto pudermos e enquanto houver vontade de ambas as partes, sendo que haverá sempre vontade, porque traz sempre muitas pessoas ao mercado, porque há uma grande comunidade de tomarenses em Alvalade e as pessoas gostam e apreciam os produtos de Tomar, mas mesmo quem não é de Tomar vem aqui por causa da excelência dos produtos de Tomar.” conclui.

Mas tratando-se de um evento que promove Tomar, quem não podia deixar de estar presente era Carlos Piedade Silva, um apaixonado pela sua terra. De acordo com este Tomarense a parceria com a Junta de Freguesia de Alvalade faz todo o sentido já que “o bairro de Alvalade, foi construído pelos “Patos Bravos” que não é de maneira nenhuma uma designação depreciativa, mas tão somente o nome porque foram apelidadas as  pessoas que vieram de Tomar e das aldeias para trabalhar em Lisboa ( a maior parte para a construção civil)  e que nesta zona de Lisboa se fixaram e foram construindo as suas habitações. Se observarmos a traça das casas da freguesia de Alvalade, toda ela, é muito característica da zona de Tomar”

Promovendo a cidade que tanto ama, com faz questão de dizer, Carlos Silva lança o repto aos nossos leitores, “no próximo ano, de 29 de junho a 8 de julho, vai realizar-se em Tomar, a Festa dos Tabuleiros. Venham todos assistir aquele que é o evento mais emblemático da cidade de Tomar e único no mundo inteiro. Serão muito bem-recebidos e não se irão arrepender”.