Vinhos em Cena traz Charles Spence a Portugal

Prestigiado neuropsicólogo e professor da Universidade de Oxford vem a Lisboa explicar como a estimulação sensorial influencia tudo o que comemos e bebemos, e como tudo isso se poderá aplicar em neuro marketing.

Charles Spence
Vinhos em Cena traz Charles Spence a Portugal - ®DR

 

O prestigiado neuropsicólogo e professor de Psicologia Experimental na Universidade de Oxford, Charles Spence, está de regresso a Portugal, depois do sucesso da sua conferência na Fundação Champalimaud, em 2018, para conduzir uma talk surpreendente subordinada ao tema Gastrophysics: Multisensory Wine Experiences’.  Inserida no programa de atividades do evento Vinhos em Cena (que tem lugar nos dias 23 e 24 de março), esta Talk tem lugar hoje, dia 12 de março, terça-feira, às 17h30, no Teatro Tivoli BBVA (entrada gratuita mediante inscrição aqui).

Dirigida a todos os profissionais e amadores ligados à gastronomia e à enologia, a todos os marketeers interessados em neuromarketing, ou até mesmo aos curiosos que desejam perceber a influência que a estimulação sensorial tem na forma como interpretamos o que comemos e bebemos, a Talk “Gastrophysics: Multisensory Wine Experiences” aborda temas como a contribuição da música para a experiência gastronómica, a forma como a tecnologia pode contribuir para as novas experiências gastronómicas ou o facto de o verdadeiro prazer retirado de um copo de vinho residir essencialmente na mente, e não no palato.

Renomado psicólogo experimental com especialização em design sensorial inspirado nas neurociências, Charles Spence trabalhou com algumas das maiores empresas do mundo desde a criação, em 1997, do Crossmodal Research Laboratory (CRL), do Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford. Com mais de 900 artigos académicos publicados, Charles Spence é ainda editor ou autor de mais de 12 livros, entre os quais o vencedor de um PROSE, em 2014, “The perfect meal”, e o recente bestseller internacional “Gastrophysics: The new science of eating” (2017; Penguin Viking) – vencedor do Le Grand Prix de la Culture Gastronomique, da Academia Internacional de Gastronomia, em 2019.

O seu trabalho foca-se na criação de experiências de comida e bebida multissensoriais exponenciadas, colaborando, para esse efeito, com chefs, baristas, micologistas, chocolateiros, perfumistas, entre outros profissionais.

A excelência científica de Charles Spence valeu-lhe numerosos prémios, nacionais e internacionais, entre os quais o 10th Experimental Psychology Society Prize, o British Psychology Society: Cognitive Section Award, o Paul Bertelson Award, que o distinguiu como Young European Cognitive Psychologist of the Year, e o Friedrich Wilhelm Bessel Research Award da Alexander von Humboldt Foundation (Alemanha): ‘reconhecendo as suas conquistas no domínio da pesquisa e ensino’. Em 2008, juntamente com Dr. Max Zampini, foi galardoado com o IG Nobel para a nutrição pelo seu trabalho na ‘batata frita sónica’ (‘the sonic crisp’).

A Talk ‘Gastrophysics: Multisensory Wine Experiences’ acontece à margem da programação da 3ª edição do Vinhos em Cena, um evento único em Portugal, que promove o encontro entre a arte do vinho e as artes performativas, juntando mais de 40 produtores nacionais e internacionais, provas comentadas por ilustres especialistas vínicos e gastronómicos, e que tem lugar nos dias 23 e 24 de março, no Teatro Tivoli BBVA.

Saimir Strati, artista albanês detentor de nove Guiness World Records, autor de um dos maiores mosaicos do mundo feito com rolhas de cortiça e que é um retrato do Prémio Nobel da Literatura, José Saramago, será um dos convidados internacionais do evento nos dias 23 e 24 de março. Bilhetes à venda em – https://ticketline.sapo.pt/evento/vinhos-em-cena-40839