Portugal empata a zeros com a Ucrânia na estreia da fase de apuramento para o Euro 2020

O Estádio da Luz, foi o anfitrião do jogo que iniciou a fase de apuramento, para o euro 2020, em que Portugal, campeão europeu em título defrontou a Ucrânia.

Portugal vs Ucrânia
Portugal empata a zeros com a Ucrânia - Joaquim Machado

O púbico que praticamente encheu a Luz, premiou com uma grande ovação o regresso de Cristiano Ronaldo à equipa das quinas, já que o número 7, não jogava pela seleção, desde o jogo com o Uruguai que afastou Portugal do mundial de 2018.

Apesar dos aplausos, a Ucrânia não se intimidou e logo nos primeiros minutos ganhou um pontapé de canto, criando algum perigo para a baliza de Rui Patrício.

Pepe teve nos pés a primeira oportunidade de golo, ao aproveitar uma bola perdida, obrigando Pyatov a defender, mas para canto.

Na sequência deste canto, William Carvalho cabeceou para o fundo da baliza ucraniana, mas o golo foi anulado por fora de jogo do médio português.

Pouco depois, aos 26 minutos foi Ronaldo que rematou de pé esquerdo, sem, contudo, conseguir enganar Pyatov que com destreza, negou o golo ao capitão português.

O intervalo chegou com o marcador a zeros, depois da Ucrânia ter tomado conta da partida, no último quarto de hora.

A segunda parte começou com Portugal a criar algum perigo para a baliza adversária, mas sem conseguir finalizar.

Ronaldo, sofre uma falta no meio campo do adversário e ganha livre direto. Raphäel Guerreiro, marca o livre, mas a bola, passou longe da baliza de Pyatov.

A partida aproximava-se do fim e Ronaldo, Bernardo, Rafa, Moutinho e William trocavam a bola entre si à entrada da grande área, mas o golo teimava em não acontecer, muito por culpa do guarda redes ucraniano, que estava em noite ‘sim’.

Terminou assim com um empate a zeros, o primeiro jogo da fase de qualificação para o Europeu de 2020.

O Estádio da Luz, volta a ser palco, na próxima segunda-feira, do segundo jogo de apuramento, desta vez, frente à Servia.

 

____________________

Créditos fotográficos: de Joaquim Machado e de Arlindo Homem