Apurados os Campeões Nacionais do Red Bull Paper Wings 2019: Portugueses querem brilhar no mundial

Estão apurados os representantes portugueses para a Final Mundial do Red Bull Paper Wings, que decorre na Áustria nos dias 17 e 18 de maio. Foi com grande empenho que os dez finalistas disputaram, no passado sábado, no Almada Forum, o título nacional, que acabou por sorrir a dois estudantes do Instituto Superior Técnico. A sua ambição é lutar pelos lugares cimeiros naquele que é considerado o Campeonato do Mundo de aviões do papel.

Red Bull Paper Wings 2019
Apurados os Campeões Nacionais do Red Bull Paper Wings 2019 - ®DR/RBCP

 

Não foi de uma forma amadora que os novos Campeões Nacionais do Red Bull Paper Wings alcançaram a glória este sábado (6 de abril) nos corredores do Almada Forum. Andree Miranda e Fabrício Monteiro venceram, respetivamente, a categoria de Distância de Voo e Tempo de Voo. Em comum, os dois estudantes de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico (Lisboa) têm não apenas a idade – 24 anos – mas uma visão “científica” em relação ao desafio que abraçaram. Para melhorarem a performance dos aviões feitos a partir de uma simples folha de papel A4, treinaram com afinco seguindo os ensinamentos da cadeira de Aerodinâmica lecionada pelo Professor Luís Eça. O resultado está à vista!

Andreé Miranda já tinha participado na edição anterior da competição (2015), vencendo na altura a categoria de Acrobacia. Agora subiu ao pódio com a maior distância, graças a um voo que cobriu precisamente 32 metros e 42 centímetros. Andreé, que é também detentor do recorde nacional de distância (34 metros e 22 centímetros), carimbou desta forma o passaporte para mais uma edição da final mundial do Red Bull Paper Wings, que reúne na Áustria equipas de 64 países nos dias 17 e 18 de maio: “Em 2015 fui o quinto melhor do mundo e agora a minha ambição é mesmo lutar pelo título mundial!“. Um objetivo que para já está circunscrito à categoria de Distância de Voo, mas que pode ainda ser ampliado para a categoria de Acrobacia (que este ano decorre exclusivamente online), como explicou o estudante após receber o prémio das mãos do apresentador Fernando Alvim: “Fiz um vídeo incrível que mostra todo o meu potencial em termos acrobáticos e acredito que vai ser muito votado“.

Igualmente “repetente” em finais nacionais do Red Bull Paper Wings, Fabrício Monteiro conseguiu o seu melhor resultado de sempre, com um voo que durou 6.63 segundos e lhe permitiu o acesso à final mundial da Áustria: “Representar Portugal é a concretização de um sonho e um grande motivo de orgulho. Prometo treinar intensamente para estar ao mais alto nível e poder lutar pelos lugares do pódio“.

A competição decorre de acordo com as regras internacionais da Paper Aircraft Association (PAA) e os regulamentos do Guinness World Records. A final mundial terá como cenário um espaço mítico para os apaixonados dos céus – o Hangar 7. Situado no aeroporto de Salzburgo (Áustria), esta estrutura de arquitetura vanguardista é um espaço de ação e cultura decorado com uma impressionante coleção de autênticas glórias da aviação de todos os tempos.

Os Campeões do Mundo das várias categorias, incluindo a App Red Bull Paper Wings, vão ser premiados com uma experiência Red Bull numa corrida do calendário da Red Bull Air Race World Championship.

 

RED BULL PAPER WINGS 2019

CAMPEÕES NACIONAIS:

CATEGORIA TEMPO DE VOO

6:63s – Fabrício Monteiro . 24 anos . Sintra

\

CATEGORIA DISTÂNCIA DE VOO

32.42 metros – Andreé Miranda . 24 anos . Lisboa

_

FINAL MUNDIAL: 17-18 MAIO \ ÁUSTRIA, Salzburgo, Hangar 7