DOCE DE PONTE DE LIMA – LEITE-CREME NAS FINAIS DISTRITAIS DAS “7 MARAVILHAS DOCES DE PORTUGAL”

De textura leve e aveludado, o Leite-creme é a sobremesa de eleição da Gastronomia Limiana e está apurado para as finais distritais do concurso as “7 Maravilhas Doces de Portugal”.

DOCE DE PONTE DE LIMA - LEITE-CREME NAS FINAIS DISTRITAIS DAS “7 MARAVILHAS DOCES DE PORTUGAL” - ®DR

 

Confecionado com base na qualidade dos produtos endógenos desta Terra de saberes e de sabores, a receita do Leite-creme assenta numa herança que transitou entre famílias, atraindo todos aqueles que gostam de doces e que não podem deixar de saborear a textura do leite-creme queimado pela férrea – um ferro em brasa com o qual se queima açúcar espalhado à superfície do creme. “Sarrabulho sem remate de leite-creme é como mesa sem pão, que só no inferno a dão”, escrevia o poeta Manuel Couto Viana, conferindo a excelente combinação do leite-creme com o ex-libris da Gastronomia limiana.

A restauração da vila continua a confecionar esta especialidade gastronómica confirmando Ponte de Lima como um dos maiores Polos Gastronómicos de Portugal!

De acordo com o regulamento do concurso os 140 doces apurados para as finais distritais, vão ser votados pelo público em 20 programas de daytime, a emitir em direto pela RTP, nos meses de julho e agosto. De cada programa na RTP sai um pré-finalista que passa às semifinais.

A Gala Finalíssima decorre a 7 de setembro de 2019 e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal®.

 

 

Fonte: CMPL