Pasmados Branco 2014 e Tinto 2016 com imagem renovada

Os vinhos Pasmados Branco 2014 e Pasmados Tinto 2016, produzidos pela José Maria da Fonseca, chegam ao mercado com uma imagem renovada. A Fonte dos Pasmados, localizada junto à Casa Museu José Maria da Fonseca em Vila Nogueira de Azeitão, surge destacada nos rótulos a prateado (no Tinto) e a dourado (no Branco).

Pasmados
Pasmados Branco 2014 e Tinto 2016 com imagem renovada - ®DR

 

Esta fonte, que dá nome a esta gama de vinhos da José Maria da Fonseca, causava admiração e espanto a quem lá passava. Considerada um ex-líbris da vila de Azeitão, a Fonte dos Pasmados é uma referência da arquitetura dos finais do século XVIII pela imponência e avanço técnico que demonstra. O chafariz da Fonte dos Pasmados possui elementos decorativos esculpidos em pedra mármore e é visível o escudo real de D. Maria I, rainha de Portugal.

O Pasmados Branco 2014 tem origem na Quinta dos Pasmados, em Azeitão. Até ao ano de 1998, a uva Chardonnay estava presente na sua composição até que foi substituída pelo Viosinho. No ano de 2005, e com o objetivo claro de aumentar a complexidade deste vinho, a casta Viognier passou a fazer parte do blend. Proveniente de solos argilo-calcários e com uma cor amarelo palha, tem no seu aroma a presença de frutos secos (nozes e avelãs), de ananás maduro e de meloa, que tornam o seu paladar frutado e complexo, com uma elegância notória. Tido como um dos topos de gama da marca, repousa durante dois anos nas caves da José Maria da Fonseca antes de ser lançado no mercado, durante os quais apura o seu sabor e textura. Um vinho de final longo, envelhecido em barricas de carvalho francês de 2º ano com bâtonnage de cerca de três meses.

O Pasmados Tinto 2016, tal como o Pasmados Branco 2014, também provém da Quinta dos Pasmados, em Azeitão.

Este vinho era originalmente conhecido por Tinto Velho J.M. da Fonseca mas actualmente deve o seu nome à Fonte dos Pasmados. De final de prova médio e com um aroma a mirtilos e a framboesas, possui um paladar frutado e taninos suaves. Envelhecido em meias pipas de carvalho francês durante 8 meses, este vinho de cor profundamente avermelhado, tem na sua composição três castas de renome (Syrah, Touriga Nacional e Castelão).

 

Pasmados Branco 2014| PVP Recomendado (Portugal) – 9,99€

Pasmados Tinto 2016| PVP Recomendado (Portugal) – 9,99€