Torres novas assistiu à X Feira de Época | Tempos Sombrios

Desde 2010 que o Município de Torres Novas promoveu a realização das Memórias da História, uma feira de época que recriou os momentos mais importantes do passado do concelho.

Torres Novas
Torres novas assistiu à X Feira de Época | Tempos Sombrios - José Neves

Durante o evento, o centro histórico da cidade, com enfoque na praça 5 de Outubro, castelo, Jardim das Rosas e áreas circundantes, recuou no tempo em dias repletos de animação, num ambiente de festa, de cor, de sabores e de sons da época.

Através de momentos de recriação histórica, atividades lúdicas, performances musicais e teatrais foi criado o ambiente certo para uma viagem única. No recinto da feira, o visitante encontrou inúmeros cenários e personagens. Percorrer a mouraria, universo de cores e de cheiros ímpares; empunhar espadas na praça d’armas; entrar no submundo dos enfermos e desvalidos no Postigo da Traição; conhecer outras histórias no Paço dos Robertos ou provar iguarias numa das muitas bodegas da feira foram apenas algumas das vivências que este evento teve para oferecer.

Com o tema «Tempos Sombrios – D. Pedro de Lencastre, inquisidor-geral do reino», a cidade voltou a recuar no tempo com a sua décima edição da feira de época que este ano teve lugar de 29 de maio a 2 de junho.

Nesta edição, a ação teve lugar na década de 70 do século XVII. A Inquisição e os Tribunais do Santo Ofício são instituições que representam o poder e através das quais ele se manifesta. Dona de um controlo social feroz, a Inquisição, leva a cabo perseguições, encarceramentos, torturas e autos de fé. A par de outras perseguições, condenações e de proibições várias, a intolerância e a vigilância dos comportamentos dos cristãos-novos e de suas famílias têm ainda nesta época um cariz muito violento, onde a denúncia e o medo marcam os comportamentos do dia-a-dia. As mulheres são socialmente, também, bastante controladas, situação que se perpetua e que não é nova. Regista-se o grande número de mulheres que são enviadas para conventos como forma de penitência. Os desvios à norma eram feitos em segredo e em refúgios. Se alguma confidência se deixava escapar, ao pecador a confissão era arrancada pela tortura, física e psicológica. Sempre em nome de Deus e da remissão dos pecados, com forte componente, quer cénica, quer pedagógica, tanto no castigo como na absolvição. Reina em Portugal D. Pedro II, irmão do malogrado Afonso VI. Viveram-se tempos sombrios.

 

Texto: José Neves/Fonte: Tempos Sombrios