São dez as Cidades Mais “Instagramáveis” em Portugal

A reputada publicação National Geographic publicou, recentemente, a lista das 10 Cidades Mais “Instagramáveis” de Portugal.

Águeda
Rua dos chapéus coloridos em Águeda - ®DR (CMA)

 

As cidades eleitas foram, Lisboa, Porto, Coimbra, Águeda, Aveiro, Obidos, Peniche, Alcácer do Sal, Seia e Faro.

De acordo com a National Geographic, cada cidade tem os seus encantos e se Lisboa é conhecida pela luz icónica o que a torna uma das cidades mais bonitas para fotografar, com pontos de grande interesse turístico como o Chiado, a Sé, a Estação metropolitana de Olaias ou a estação ferroviária do Rossio, passando pelo Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia e pelos bairros típicos, o Porto oferece vários planos de fundo que dão certamente grandes fotos, para o Instagram. Dos edifícios antigos e coloridos, às várias pontes sobre o Rio Douro, passando pela a antiga cadeia da relação, a livraria Lello, ou a Torre dos Clérigos, a Invicta não deixa ninguém indiferente.

Já Coimbra, com a sua cultura estudantil, é perfeita para atualizar o Instagram. Perca-se pelos caminhos do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, pelos Jardins da Quinta das Lágrimas ou pelas margens do Mondego e parta depois para Aveiro, a nossa “Veneza” com vários os locais para se conseguir fotografias incríveis. De todos, destacam-se a Ponte dos Laços – repleta de fitas de todas as cores e com inúmeras mensagens de amor-, a Casa do Mercado – uma moradia com mais de meio século de História e pintada de amarelo e azul que não deixa ninguém indiferente -, a Ria de Aveiro e os típicos Moliceiros, os famosos Palheiros da Costa Nova e, ainda, a arte urbana espalhada pela cidade.

Muito perto de Aveiro, também a cidade de Águeda que já foi considerada um dos 25 locais mais brilhantes e coloridos do mundo, pela CNN, graças ao Umbrella Sky Project, que cobriu as ruas com chapéus de chuva coloridos está na lista das “mais instagramaveis”.

Esta é a imagem mais famosa da cidade e uma das fotos mais partilhada no Instagram juntamente com as fotografias junto à Arte Urbana, da autoria de grandes artistas urbanos portugueses, que pinta e confere um ambiente tão único à cidade.

Peniche e Óbidos, localizadas no distrito de Leiria são duas das outras localidades contempladas na lista da Nacional Geographic. E se Peniche é uma cidade costeira em que o mar é personagem principal e em que são vários os locais que o levam a perder-se, por horas, entre passeios e clicks, como a Fortaleza de Peniche ou o Cabo Carvoeiro, Óbidos é o local ideal para quem procura fotografar a História de Portugal.

Vila medieval portuguesa, cujo centro histórico, cercado pelas muralhas, com o seu castelo, ruas calcetadas e casas caiadas de branco e decoradas com flores, Óbidos é muito procurada por turistas para descansar durante uns dias, devido à sua tranquilidade.

À Serra da Estrela pertence Seia, uma cidade portuguesa no distrito da Guarda. Para além dos locais tipicamente visitados na Serra, onde pode tirar as melhores fotografias para o Instagram, existem outros locais inesquecíveis que pode visitar e fotografar, como a Lagoa do Covão dos Conchos, ou o Vale da Candeeira, de origem glaciar.

Já para o sul, são duas as cidades mencionadas na lista da National Geographic. Alcácer de Sal, uma das mais antigas cidades da Europa, situada no distrito de Setúbal, possui inúmeros locais que merecem ser fotografados e partilhados com o mundo.

Da Reserva Natural do Estuário do Sado, onde pode fotografar os famosos golfinhos e aves, à Península de Tróia, o local perfeito para fotografias de paisagem e praia. Finalmente Faro, capital do Algarve, é um dos destinos mais procurados por portugueses e turistas estrangeiros, para passar férias, pelo seu clima ameno e pelas suas bonitas praias.

As ruas, que parecem ter ficado paradas no tempo, e os monumentos como a Catedral, são os cenários perfeitos para tirar fotografias. Fazer um passeio de barco, pelo Parque Natural da Ria Formosa e pelas 4 ilhas, algumas habitadas por pescadores, é outra das opções á disposição de quem quer partilhar bonitas fotos no seu Instagram.

Recorde-se que o Instagram é uma rede social online, usada nos smartphones, de partilha de fotos. Esta rede social é propriedade do Facebook e tem, neste momento, segundo dados da empresa, mais de mil milhões de utilizadores em todos o mundo, sendo que em Portugal tem cerca de 3,1 milhões de utilizadores ativos.

 

 

 

 

Fonte: NGeographic