FAZUNCHAR – 1.ª Edição de Festival de Arte, em Figueiró dos Vinhos

O evento, que se apresentará pela primeira vez este ano em Figueiró dos Vinhos, entre os dias 24 de agosto e 1 de setembro, resulta de um simples pedido: "necessitamos dinamizar este município e ser falados por algo além dos incêndios, das tragédias ou das desconfianças".

Figueiró dos Vinhos
FAZUNCHAR - ®DR

 

Do pedido ao desejo de concretização desta transformação foram segundos“. É deste modo que a MISTAKER MAKER – Plataforma de Intervenção Artística, que aqui assume os papéis de criação do conceito, curadoria e co-organização do evento, descreve aquela que foi a primeira visita, análise e estudo desta região, acrescentando: “rapidamente percebemos a identidade imensa e rica de Figueiró dos Vinhos, o seu valor único local, que se desmultiplica por inúmeros bens culturais, sejam históricos, arqueológicos, arquitetónicos, linguísticos, documentais, artísticos, etnográficos, etc; que podem ser corporizados, espelhados e/ou exaltados por artistas, em novos valores de memória, de autenticidade, originalidade, raridade ou exemplaridade, sendo isto que incentiva a (re)descoberta pelos residentes locais e a visitação e permanência de visitantes.”

Desta forma imediata e especial, foi percebida a sua história (já bastante esquecida) no panorama das Artes nacional e assumiu-se assim, como desejo e objetivo, com este FAZUNCHAR, renovar a projeção de Figueiró dos Vinhos à escala nacional, enquanto produtor e palco de atividade artística e cultural, (agora) na contemporaneidade.

O próprio nome do evento, FAZUNCHAR, é uma palavra recolhida de um ‘bem local’_ o laínte (dialeto exclusivo dos comerciantes de têxteis) que significa Fazer. Na prática, é o que se ambiciona para este evento, um ‘fazer’ por este território e pelas suas gentes, porque aqui, tal como em qualquer outro local mais interior e esquecido de Portugal, é urgente transmitir e preservar o corpus cultural de uma entidade coletiva.

Este FAZUNCHAR, esta festa que se anuncia, será construída por vários tipos de Arte, em diálogo constante entre elas, com a comunidade e território. Contemplará PINTURA MURAL (revisitando lugares que já inspiraram José Malhoa e os seus contemporâneos), INSTALAÇÃOCONCERTOSFILMES, ações comunitárias e WORKSHOPS para todas as idades, nos quais se inclui o inovador LATA 65 | workshop de arte urbana para idosos. Tudo gratuito.

Entre os artistas convidados para atuarem nesta 1º edição do FAZUNCHAR, surgem os nomes de alguns dos artistas mais promissores do panorama internacional, como o do marroquino MOHAMED L’GHACHAM ou do espanhol JULIO ANAYA CABANDING, convidado a reproduzir peças de José Malhoa, pelas mesmas ruas e recantos que as inspiraram. A estes, juntam-se os portugueses AHENEAH, que se tem destacado pela sua técnica de desconstrução, construção e transformação de uma técnica tradicional como é o bordado em ponto cruz num gráfico moderno e urbano e os HALFSTUDIO, duo especializado em lettering.

Para além da execução dos MURAIS que poderão (e deverão) ser acompanhados diariamente pelo público, esta 1º edição 2019 do FAZUNCHAR apresenta uma programação complementar diversificada, que pretende complementar e potenciar o elo de ligação entre o público, as obras e os artistas participantes.

 

Das várias atividades, haverá que destacar:

– as RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS, nas áreas da música, desenho, fotografia e vídeo, que irão registar o quotidiano de Figueiró dos Vinhos e, em especial, esta semana de trabalhos e muita magia. No que se refere à residência de música, convidámos o HOMEM EM CATARSE para vir descobrir Figueiró dos Vinhos, tudo o que inspirou e continua a inspirar criadores e a escrever um novo tema para a sua ‘Viagem Interior’;

– a exposição coletiva de cartazes ILUSTRAR MALHOA, que reúne 6 dos mais consagrados ilustradores portugueses _ ANA SEIXAS, ANDRÉ DA LOBA, ANDRÉ LETRIA, MARIANA RIO, MARGARDIDA GIRÃO e TIAGO GALO _ que aceitaram o desafio de ilustrarem e/ou reinterpretarem 6 trabalhos de José Malhoa. Estes trabalhos poderão ser encontrados em paredes do centro histórico de Figueiró dos Vinhos, pelas ruas que tantas vezes inspiraram o autor;

– o inovador WORKSHOP de arte urbana para idosos LATA 65, que depois de uma passagem pela Escócia, num dos principais festivais de arte urbana do Mundo, o NUART Aberdeen, onde alcançou renovado reconhecimento enquanto iniciativa impar no cuidado aos mais idosos, volta a atuar em território nacional;

– o WORKSHOP de ARTE URBANA EM PONTO CRUZ que, orientado por AHENEAH, irá permitir compreender e aprender como é feita esta combinação improvável entre a técnica de bordado em ponto cruz e a Arte Urbana;

– a exposição MEMÓRIA FOTOGRÁFICA, que apresenta uma seleção de fotografias recolhidas do enorme espólio da Dra. Margarida Herdade Lucas, habitante e amante de Figueiró dos Vinhos, que retratam e promovem uma viagem pelas vivências, costumes e mudanças marcantes que ocorreram neste território;

– o concerto de NOISERV que virá encerrar uma semana de intensa atividade artística, perpetuando-a num momento único de partilha;

Há ainda a referir as habituais VISITAS GUIADAS (para todos, para crianças e a locais improváveis) e as CONVERSAS com os artistas, sendo estas as 2 melhores formas de saber tudo sobre este novo FAZUNCHAR, sobre os artistas, sobre as peças desenvolvidas e sobre a própria Vila e território.

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, integra a candidatura “Produtos Turísticos da Região de Leiria”, promovida pela CIMRL – Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria e é cofinanciada pelo CENTRO2020, PORTUGAL 2020 e União Europeia através do fundo FEDER e apoiada pela Turismo Centro de Portugal estando integrada na estratégia de promoção turística da Região. O FAZUNCHAR conta ainda com o patrocínio da SOTINCO e o apoio de um conjunto de parceiros e apoios, quer locais quer nacionais.

Conheça aqui a programação completa.