Transporte público regional reforçado no Algarve e Alentejo Litoral

As ligações entre Odeceixe-Santiago do Cacém, incluindo a passagem via Odemira, vão ter reforço e a regulação transporte rodoviário público leva a que as comunidades intermunicipais do Algarve e Alentejo Litoral assinem um protocolo que, entre outros benefícios, vai possibilitar a redução de custos.

AMAL
Transporte público regional reforçado no Algarve e Alentejo Litoral - ®DR

 

A assinatura do contrato de competências de autoridade de transportes no serviço público de transporte de passageiros inter-regional vai decorrer amanhã, 22 de agosto, pelas 18h30, na Câmara Municipal de Alcácer do Sal.

O intuito do protocolo, assinado entre a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), é o de contribuir para o aumento do uso de transporte público de passageiros em detrimento do transporte individual bem como à redução dos custos, nomeadamente através do adequado planeamento e contratualização de redes e serviços.

A Comunidade Intermunicipal do Algarve foi pioneira ao lançar recentemente o concurso público para a concessão de serviço público de transporte rodoviário de passageiros no sul do país, num investimento de 85 milhões de euros que contempla 98 linhas, 3000 paragens.

Por seu turno, a AMAL foi também responsável pela entrada em vigor do programa de redução de preços dos passes para os transportes públicos contribuindo para o reforço em 25% no número de utilizadores de transportes públicos.