Alvalade Medieval – Comemorações do Foral:: uma viagem no tempo

De 13 a 15 de setembro, Alvalade, Vila no Concelho de Santiago do Cacém, celebra os 509 anos da concessão da Carta de Foral, por D. Manuel I, recriando a época e levando os visitantes numa viagem no tempo.

Alvalade Medieval
Alvalade Medieval - Comemorações do Foral:: uma viagem no tempo - ®DR

 

A Vila recua até 1510 transformando o centro histórico para a receção a El Rei D. Manuel I e o seu séquito.

Nas ruas mercadores apregoam os mais variados artigos e artesãos mostram e ensinam a sua arte.No Cerrado das Tulhas bravos cavaleiros batem-se em duelos de armas a cavalo e de esgrima. Nas tabernas são servidas iguarias inspiradas na época, e trovadores, saltimbancos, cuspidores de fogo, encantadores de serpentes, domadores de aves de rapina e odaliscas acompanhadas de sons exóticos dão vida à recreação.

Centenas de figurantes trajados a rigor, da rica donzela ao camponês, do leproso em farrapos, o senhor bispo solene, criam o cenário perfeito para esta viagem recheada de história em que marcam presença animadas representações teatrais na praça e ruas da Vila de Alvalade.

O evento Alvalade Medieval teve início em 2002 e recria tradições, hábitos e costumes conjugando cultura, património e turismo. Proporcionando à população local o conhecimento da História da sua terra, e aos visitantes o contato com mostras de produtos e artigos regionais. 

A organização do evento é da Associação Cultural Amigos de Alvalade, contando com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e da Junta de Freguesia de Alvalade. 

Poderá obter aqui mais informações.

 

 

 

Fonte: CMSC