Amadora BD chega renovado na sua 30ª Edição

O mais importante festival de banda desenhada nacional e um dos mais importantes certames europeus, arranca esta quinta feira, dia 24. Batman e Stan Lee, são alguns dos destaques desta 30ª Edição que estará aberta ao público até ao próximo dia 3 de novembro.

Amadora BD
Amadora BD chega renovado na sua 30ª Edição - ©Aldrabiscas (Armando Saldanha)

 

Fruto de uma nova direção, a programação desta edição regista algumas alterações. Uma delas, segundo Lígia Macedo, Diretora executiva do Festival, é a de terem sido convidados os “editores para participarem na programação expositiva do festival”. “Algo que lançassem em 2019” e que fossem eles a preparar toda essa edição dos livros, que comissariassem as exposições “e nos fazíamos a produção.” Como resultado deste desafio resulta que “uma grande parte das nossas exposições são dedicadas a livros que estão a ser lançados no festival ou que foram lançados há pouco tempo, são livros que estão nas bancas e qualquer pessoa os pode comprar. Para fazermos isso desistimos das exposições que eram dedicadas aos premiados da edição anterior”, refere Lígia Macedo.

Por forma a assinalar a sua respeitável idade,o Festival tem a exposição “30 anos, 30 cartazes”. Uma exposição que incide sobre todos os cartazes do AmadoraBD  e com a particularidade de possuir uma app que permite ao público ver os cartazes animados.

Em todo o espaço sobressai o ‘toque’ de Joana Vasconcelos. A colaboração artística de Joana Vasconcelos “foi um acaso, uma coincidência que resultou muito bem …. um feliz acaso, aconteceu!” refere Lígia Macedo. “foi tudo uma colaboração que surgiu naturalmente, não foi nada pensado, nós não …., aliás, confesso a minha ignorância, quando falei com o Pedro [da Unidade Infinita] eu não fazia ideia que ele estava a trabalhar com a Joana Vasconcelos”, acrescentou.

Um dos nomes (portugueses) presentes no Festival é Jorge Coelho, com a exposição “Traço é o Caminho”que considera ser “uma exposição pessoal, os originais e um pouco do meu percurso geral”. Para Jorge Coelho esta edição do Festival está recheada de coisas boas “como a exposição de Stan Lee, o aniversário do Batman, uma comemoração e uma retrospetiva de Vasco Granja, esse grande divulgador da banda desenha e do cinema de animação”

Exposições, sessões de autógrafos, visitas guiadas, convidados especiais, oficinas, debates e workshops para além da colaboração artística de Joana Vasconcelos, são um aliciante desafio para uma visita à 30ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada.

Conheça aqui o programa do Festival que decorre de 24 de outubro a 3 de novembro, no Fórum Luís de Camões, na Amadora.