Está aí o 6.º Festival da Enguia da Lagoa Santo André

O 6.º Festival da Enguia da Lagoa Santo André realiza-se de 24 de janeiro a 9 de fevereiro. Como habitual, são esperados milhares de visitantes para degustar esta iguaria, numa grande mostra gastronómica única no país onde a enguia é destaque. A organização desta mostra está a cargo da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, com o apoio da Junta de Freguesia de Santo André.

Lagoa Santo André
6.º Festival da Enguia da Lagoa Santo André - ®DR

 

O Festival tem como objetivo a promoção da restauração local e de uma iguaria única que é a enguia, que não é vulgar e destaca-se pela excelência porque é capturada numa zona de Reserva Natural. Outra das grandes apostas é a promoção turística do Concelho, estando o Festival inserido numa estratégia mais alargada de promoção do Município de Santiago do Cacém. Essa estratégia inclui a realização de mostras gastronómicas, a criação de roteiros, o investimento na preservação e valorização patrimonial, na participação em feiras do setor e a deslocação de embaixadas ao estrangeiro.

Este 6.º Festival tem como restaurantes aderentes A Cascalheira, Chez Daniel, Faz-te Esperto, Ti Lena & Casa do Gin, A Charrua, Quinta do Giz, Copacabana, Tasquinha do Ilídio e O Gatinho, todos situados na freguesia de Santo André. Quanto às ementas contam com as mais variadas propostas que vão desde as enguias fritas às grelhadas, do ensopado à caldeirada, de escabeche ou na cataplana. Propostas, por si só, suficientes para uma visita, às quais se junta o magnífico património natural e cultural do concelho de Santiago do Cacém.

O Festival da Enguia da Lagoa de Santo André não tem qualquer caráter competitivo, nem pressupõe qualquer classificação entre os participantes, que vão estar, uma vez mais, única e exclusivamente focados em dar a conhecer aquele que é considerado um orgulho da gastronomia local, através do saber fazer e da criatividade.

 

 

 

Fonte: CMSC