Parque da Gorongosa é tema de quatro filmes selecionados como finalistas do Dia Mundial da Vida Selvagem

Foram apresentados hoje (24), na Mostra de Filmes nas Nações Unidas, que decorre na cidade de Nova Iorque, quatro dos filmes selecionados como finalistas do Dia Mundial da Vida Selvagem de 2020.

Parque da Gorongosa é tema de quatro filmes selecionados como finalistas do Dia Mundial da Vida Selvagem
Parque da Gorongosa é tema de quatro filmes selecionados como finalistas do Dia Mundial da Vida Selvagem - ®DR

 

O Parque Nacional da Gorongosa é o tema de quatro dos filmes escolhidos como finalistas.

“A Nossa Gorongosa: um Parque para o Povo”, produzida pela Gorongosa Media em associação com o “HHMI Tangled Bank Studios”, foi selecionado na categoria “Questões e Soluções”.

No filme, Dominique Gonçalves, uma vibrante ecologista Moçambicana que dirige o projeto de ecologia de elefantes da Gorongosa, compartilha as inúmeras maneiras pelas quais a Gorongosa está a redefinir a identidade e o objetivo de um parque nacional africano. Desde o seu próprio trabalho, mitigando o conflito entre seres humanos e elefantes, a clubes comunitários e a programas escolares que capacitam as raparigas a evitar o casamento e a gravidez entre adolescentes, a clínicas de saúde e formação em nutrição para mães grávidas e famílias, Dominique leva os espectadores a uma jornada reveladora acerca do que um parque nacional pode e deve ser.

A Gorongosa Media também foi homenageada por “Na Linha da Frente: Os Fiscais do Parque Nacional da Gorongosa” na categoria “Vozes Globais”. O filme segue os esforços físicos e emocionais de seis novos candidatos, a Fiscais, que tentam passar no árduo curso de formação necessário para se tornar fiscal na Gorongosa. Quatro dos recrutas seguidos no filme são mulheres, as primeiras candidatas a Fiscais na história da Gorongosa. O filme segue ainda o trabalho dos Fiscais no combate à caça furtiva, os impactos das armadilhas nos leões e a extração ilegal de madeira dentro e ao redor do Parque Nacional da Gorongosa.

“Últimos Lugares Selvagens: Gorongosa” da National Geographic foi selecionado na categoria Curtos. O filme apresenta Dominique Gonçalves e o Administrador do Parque Pedro Muagura.

“Passion Planet” e os “HHMI Tangled Bank Studios” foram homenageados na categoria “Ciência, Inovação e Exploração”.

O filme apresenta a Gorongosa como a história final de restauração e esperança, mostrando a reintrodução de uma alcateia de Mabecos de volta ao ecossistema da Gorongosa, do qual esteve ausente durante várias décadas.

O festival foi organizado pela “Jackson Wild”, Secretariado da Convenção sobre Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagens (CITES), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Secretariado da Convenção sobre Page 3 of 4 Diversidade Biológica (CBD) e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), conjuntamente com profissionais do cinema.

Os vencedores serão anunciados, no próximo dia 3 de março, durante as comemorações do Dia Mundial da Vida Selvagem. O tema do evento deste ano é “Sustentando toda a Vida na Terra” e tem como objetivo celebrar a vida selvagem do mundo, destacar os benefícios da biodiversidade para o bem-estar humano e consciencializar as pessoas, para as ameaças que o mundo natural enfrenta.

É destacado ainda a importância do uso sustentável da biodiversidade, à medida que as investigações continuam a esclarecer a escala e a velocidade da crise de perda de biodiversidade que o mundo enfrenta e o papel que a sobre-exploração da vida selvagem e a degradação dos habitats e ecossistemas desempenham na sua aceleração.