THE OITAVOS – UM PROJETO CENTENÁRIO E SUSTENTÁVEL

O projecto do hotel The Oitavos nasceu em 1992, quando Carlos Montez Champalimaud, português com origem francesa, se apaixonou pelo terreno situado no Parque Natural de Sintra-Cascais, acabando por adquiri-lo e nomeá-lo como "Quinta da Marinha". Desde a aquisição do terreno e até aos dias de hoje, a família tem apostado no desenvolvimento de um projeto sustentável com o objetivo de diminuir a pegada ecológica.

THE OITAVOS – UM PROJETO CENTENÁRIO E SUSTENTÁVEL
THE OITAVOS – UM PROJETO CENTENÁRIO E SUSTENTÁVEL - ®DR

 

Nos anos 20, Carlos Montez Champalimaud iniciou o seu plano de criar uma área residencial e de turismo de luxo, na costa atlântica de Portugal, ao pé da vila piscatória de Cascais. O seu principal objetivo era cuidar e proteger as dunas naturais da praia do Guincho. Como parte integrante do seu projeto, repovoou toda a área com uma extensa floresta de pinheiros e construiu estradas e poços de água para o abastecimento dos seus habitantes. As três gerações que sucederam a Carlos Montez Champalimaud continuaram a trabalhar no desenvolvimento do terreno de forma sustentável para manter e preservar o ecossistema que rodeia a propriedade.

Em 2001, a família Champalimaud inaugurou o Oitavos Dunes, um dos melhores campos de golf da Europa, detentor de um certificado de sustentabilidade “Audubon Signature Sanctuary” e em 2010 abriu o hotel

The Oitavos, um hotel exclusivo de cinco estrelas. Dez anos após a inauguração do hotel, a família Champalimaud continua a apostar em técnicas inovadoras que permitem a redução da pegada CO², economizar energia e minimizar o uso de plásticos.

Uma das maiores atrações do hotel é a piscina exterior de água salgada que possui um sistema de aquecimento da água através da energia gerada pelos refrigeradores dos ares-condicionados dos quartos e das áreas comuns. Este sistema de água salgada aquecida, para além de aquecer a água e proporcionar uma experiência diferenciadora e agradável aos seus hóspedes, também representa uma economia de energia de 70%.

O The Oitavos tem como objetivo a redução do uso de plástico e a utilização de plástico reutilizável em eventos é uma das premissas do hotel. O hotel não dispõe de palhinhas e nenhum dos acessórios de quarto (chinelos de quarto, roupões de banho, copos de dentes) está acondicionado em sacos de plástico. Também o saco para a lavandaria é de pano.

Ainda em 2020, está prevista uma instalação de 399 painéis fotovoltaicos que permitirão um consumo de energia de 155.158 kWh, o que representa 5,6% da energia total do hotel.