ABANCA finaliza a integração do banco Caixa Geral, filial espanhola da Caixa Geral de Depósitos

O banco conclui com sucesso a fusão tecnológica, de marca, e legal do Banco Caixa Geral, que já opera sob a plataforma e marca ABANCA.

ABANCA finaliza a integração do banco Caixa Geral, filial espanhola da Caixa Geral de Depósitos
ABANCA finaliza a integração do banco Caixa Geral, filial espanhola da Caixa Geral de Depósitos - ®DR

 

 O ABANCA finalizou a integração do Banco Caixa Geral, depois de terem sido concluídas a migração tecnológica e o rebranding da rede de agências. A partir deste momento, os mais de 131.000 clientes e 100 agências da antiga filial em Espanha do banco Caixa Geral de Depósitos operam sob a plataforma do ABANCA. 

Depois da decisão prévia da fusão jurídica e contabilística de ambas as entidades, a integração dos sistemas informáticos foi desenvolvida segundo o calendário previsto e sem nenhuma incidência no serviço aos clientes. 

A migração tecnológica foi coordenada por mais de 500 colaboradores de ambas as entidades, distribuídos por 13 grupos de trabalho multidisciplinares. No total, foram executadas mais de 1.400 tarefas e três testes informáticos prévios para completar a migração para a plataforma tecnológica do ABANCA de 1.583 milhões de registos, 2,5 milhões de contratos, mais de 500 colaboradores, 88 ATM e 2.100 TPA´s. Durante estes meses, foi desenvolvido um plano de formação exaustivo sobre o contexto de trabalho do ABANCA, dirigido aos profissionais do Banco Caixa Geral. 

Em paralelo à migração tecnológica, foi realizado o rebranding nas agências do Banco Caixa Geral, que já têm a imagem do ABANCA. O banco mudou a imagem exterior e interior de uma centena de balcões, localizados em dez comunidades autónomas e colocou cerca de 40.000 elementos de marca, entre rótulos, folhetos e vários suportes de publicidade. A transformação interior destas sucursais será concluída nos próximos meses com a implementação progressiva do modelo de negócio, centrado no cliente, do ABANCA. 

Em termos de negócio, o ABANCA soma com esta fusão cerca de 7.000 milhões de euros e uma centena de balcões espalhados por toda a geografia espanhola. 

A integração do Banco Caixa Geral põe fim a uma operação corporativa iniciada no final de 2018, quando o ABANCA venceu o processo de venda desta filial do banco Caixa Geral de Depósitos lançado pelo governo Português.