Noite de São João traz alterações na circulação dos comboios Urbanos do Porto

A CP na noite de São João, por força da situação pandémica, vai suprimir algumas ligações dos comboios Urbanos do Porto, nomeadamente entre Porto Campanhã e Porto São Bento

Noite de São João Porto
Noite de São João traz alterações na circulação dos comboios Urbanos do Porto - ®DR/CMP

Devido à atual situação de pandemia que o País atravessa, de forma a desincentivar a aglomeração de pessoas na noite de São João e à semelhança dos restantes operadores de transporte, a CP-Comboios de Portugal vai alterar a oferta noturna dos serviços Urbanos do Porto.

No final de dia 23 de junho e na madrugada do dia 24 de junho, vão manter-se os comboios da oferta regular sendo, no entanto, suspensas as ligações entre Porto Campanhã e Porto São Bento. Os últimos comboios a circular são, de Porto-Campanhã para Porto S. Bento, o comboio que parte às 20h50, e no sentido inverso, o comboio que parte às 20h55.

As Entidades Oficiais da Região Norte do País, empenhadas na prevenção da propagação da Covid- 19 e atentas ao elevado número de pessoas que estes festejos, da Noite de São João, atraem ao centro da cidade do Porto, vão também adotar um conjunto de medidas desencorajadoras à concentração de pessoas, designadamente ações de fiscalização, presença e visibilidade policial e limpeza urbana.

 

Sobre a origem do São João

Com origem no século XIV, o São João era inicialmente uma festa pagã, de adoração ao Deus do Sol, em comemoração das colheitas e da abundância. Mais tarde, à semelhança do que sucedeu com o Entrudo, a Igreja cristianizou esta festa pagã, celebrando o nascimento de São João Batista no dia 24 de Junho.

Mas a festa do São João do Porto tem origem no solstício de Junho. Fazia parte do ritual dessa festa pagã a compra de um alho-porro, que era depois pendurado na principal parede da casa para dar sorte e fortuna, ali ficando até ser substituído por outro no ano seguinte.

Na noite de 23 de junho, grupos de famílias saíam dos bairros a pé com destino às Fontainhas para verem a cascata do São João e compravam pelo caminho aos lavradores não só o tradicional alho-porro, mas ainda outros vegetais simbólicos, como vasos de manjerico e ramos de cidreira e de cravos.

Os festejos de São João na cidade do Porto são já seculares, mas foi só no século XX que o 24 de Junho passou a ser feriado municipal na Invicta, proporcionando um merecido dia de folia a milhares de tripeiros.

A primeira alusão aos festejos populares data já do século XIV, pela mão do famoso cronista do reino, Fernão Lopes. Em 1851, os jornais relatavam a presença de cerca de 25 mil pessoas nos festejos sanjoaninos entre os Clérigos e a Rua de Santo António e, em 1910, um concurso hípico integrado nos festejos motivou a presença do infante D. Afonso.

(in CMP)

aNOTÍCIA.pt