“Madeira Safe To Discover” é a operação que tem decorrido com sucesso nos aeroportos da Madeira

O primeiro dia de julho marcou a reabertura da Madeira ao turismo e o início da operação “MADEIRA SAFE TO DISCOVER”, no aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo, que inclui a realização de teste à Covid-19 a quem desembarcar na ilha.

Madeira Safe To Discover
"Madeira Safe To Discover" é a operação que tem decorrido com sucesso nos aeroportos da Madeira - ®DR

Para assinalar o inicio da operação “Madeira Safe to Discover”, a Associação de Promoção da Madeira (APM), lançou um vídeo, demonstrativo do sucesso obtido, aquando da chegada dos primeiros viajantes, ao aeroporto madeirense, após a abertura daquele destino ao Turismo.

“Madeira Safe to Discover”, o vídeo:

No primeiro dia (1 de julho), chegaram à região quatro voos provenientes de Lisboa e Porto, com 425 passageiros, dos quais 243 foram testados no aeroporto. Os testes demoraram em média menos de uma hora e todos deram negativos.

De acordo com Nuno Vale, Diretor Executivo da Associação de Promoção da Madeira, o primeiro dia de abertura do aeroporto com testes à chegada foi “um verdadeiro sucesso. Todos os testes foram feitos em tempo record e num ambiente simpático, onde os nossos turistas foram brindados com algumas ofertas.”

“No aeroporto, foi montada uma mega-estrutura pensada ao detalhe, para proporcionar uma boa experiência na Madeira, desde a chegada. É um esforço muito grande que a Região está a realizar, para garantir segurança a quem nos visita e também dos nossos residentes, em prol do sucesso do Destino Madeira.” referiu ainda o Diretor Executivo da APM.

Presentemente a Madeira, está praticamente livre do vírus, cumprindo as rigorosas medidas de controlo e de higienização impostas, pela DGS, à entrada de todos os turistas, mas “mantendo, no entanto, o sentimento de uma boa experiência turística” concluiu Nuno Vale.

De recordar que a partir de 1 de julho o regime de quarentena foi substituído pela obrigatoriedade de apresentar ou realizar um teste à Covid-19 após o desembarque na Madeira ou em Porto Santo.

Os passageiros podem optar por fazer o teste no destino de origem, que terá de ter uma validade de um máximo de 72h antes de chegarem à ilha ou poderão fazer o teste no aeroporto.

Para este controlo aos passageiros estão destacados mais de 200 profissionais de diferentes serviços, na sua maioria da área da saúde, com permanência de 60 a 70 profissionais só no aeroporto.

Na sequência desta medida, foi ainda estabelecida uma parceria entre o Governo Regional da Madeira e a NOVA Medical School–Universidade NOVA de Lisboa, através da qual o CEDOC – Centro de Estudos de Doenças Crónicas, passa a realizar gratuitamente testes de diagnóstico COVID-19 a quem viajar para a Madeira com partida de Lisboa.

As colheitas são efetuadas de segunda a sexta, das 8 horas às 10 horas, através de agendamento obrigatório para cumprir o prazo de 72 horas antes da hora do voo. A marcação poderá ser feita:

– Através do link https://forms.gle/c8B1TzWBeQeKcauw6,

– Por email para [email protected]

– Por chamada telefónica para o número (+351)910459769.

 

Para mais informações sobre o teste à Covid-19 consulte  http://cedoc.unl.pt/solutions-view/testes-de-diagnostico-covid-19-a-quem-viajar-para-a-madeira-com-partida-de-lisboa/

 

aNOTÍCIA.pt