Parques Sintra com nova oferta de roteiros com transporte e refeições

Especialmente pensados para quem gosta de fazer caminhadas, a Parques de Sintra lança uma oferta inédita na sua programação: os Roteiros dos Parques e Palácios de Sintra

Parques Sintra
Parques Sintra - Parque da Pena, Vale dos Lagos - ®DR

Os Roteiros dos Parques e Palácios de Sintra realizam-se de 16 de agosto a 25 de outubro, sempre aos domingos e incluem quatro propostas diferentes – dois roteiros de meio dia e dois roteiros de dia inteiro – que permitem conjugar a fruição da natureza e a descoberta dos monumentos. Procurando oferecer o maior conforto possível, todos os roteiros têm acompanhamento permanente e incluem transporte de ida e volta entre São Pedro de Sintra e o início e o fim do percurso, bem como refeições e entradas nos parques e monumentos.

No roteiro “A Pena de D. Fernando II”, que tem a duração de um dia, os visitantes terão a oportunidade de descobrir a grande obra e um dos grandes amores deste rei: o Parque e Palácio da Pena. O percurso dá a conhecer alguns dos mais belos recantos do Parque, bem como as duas residências desta propriedade: o Palácio da Pena e o Chalet da Condessa d’Edla, refúgio perfeito de D. Fernando II e da sua segunda mulher, a Condessa d’Edla. Pelo meio, será realizado um piquenique nos jardins do Chalet, que permite reviver as refeições de exterior que o casal fazia.

Chalet da Condessa d'Edla
Chalet da Condessa d’Edla – @DR

Mas como será que, noutras eras, os reis e rainhas de Portugal passavam os seus tempos livres? O roteiro “Sintra, o refúgio da corte” mostra como os membros da casa real aproveitavam os dias em Sintra para descansar. De manhã, os participantes vão poder ‘viajar’ até à Idade Média, com uma visita ao Palácio Nacional de Sintra. Segue-se um percurso pedestre pela encosta da serra até ao topo, que conduz ao Parque da Pena. A Abegoaria, o principal edifício de apoio às atividades agrícolas da Quinta da Pena, é o local ideal para uma pausa para almoço, sob a forma de um relaxante piquenique. O dia termina com uma nova ‘viagem’ – desta vez até ao século XIX –, para descobrir os encantos deste jardim romântico e do Palácio da Pena, criação de D. Fernando II, que para ali fugia sempre que era possível, tal como as gerações que lhe sucederam.

Também existem opções para quem prefere ocupar apenas uma parte do seu dia.

“Os mistérios e encantos do Parque da Pena”, por exemplo, é o roteiro idealpara, em meio dia, percorrer os caminhos labirínticos dos cerca de 85 hectares do Parque da Pena e conhecer melhor a diversidade de cenários paisagísticos e as exóticas coleções botânicas. Antes da visita ao Chalet da Condessa d’Edla, os participantes poderão desfrutar de um piquenique na Quinta da Pena.

Mas se a ideia é aprender mais sobre a história do património, pode ficar aconhecer “1000 anos de Sintra” em apenas uma manhã. Este roteiro leva-o à descoberta das memórias dos povos que aqui se sucederam. O percurso começa com uma visita ao Palácio Nacional de Sintra, último sobrevivente dos palácios medievais portugueses e testemunho da multiculturalidade local. Segue-se uma caminhada por um dos mais belos percursos pedestres para chegar ao Castelo dos Mouros: o percurso da Vila Sassetti, que inclui um edifício inspirado nos castelos da Lombardia para admirar os jardins com trilhos sinuosos, por onde serpenteia uma linha de água. No Castelo dos Mouros, a visita permite tomar contacto com a herança árabe deste território e apreciar as magníficas vistas. O roteiro termina com um almoço na cafetaria instalada na Casa do Guarda do Castelo.

Castelo dos Mouros
Castelo dos Mouros – ®DR

Em todos os roteiros, os participantes terão à sua disposição refeições saudáveis e naturais, servidas pela Parques de Sintra e adaptadas ao contexto específico de cada passeio: piquenique ou almoço na Casa do Guarda do Castelo dos Mouros (no roteiro “1000 anos de Sintra”), bem como pausas nas cafetarias dos monumentos e entrega de snacks para os percursos de maior duração.

Os programas de dia inteiro têm uma duração de oito horas e o valor de inscrição é de 75 euros por adulto, 30 euros para crianças entre os 6 e os 17 anos e 190 euros para famílias (dois adultos e duas crianças). Já os programas de meio dia têm uma duração de cinco horas e custam 50 euros por adulto, 25 euros para as crianças entre os 6 e os 17 anos e 130 euros para famílias (dois adultos e duas crianças). As inscrições devem ser efetuadas até à quarta-feira anterior à data do roteiro pretendido e o respetivo pagamento efetuado previamente.

Estes roteiros não são acessíveis a cadeiras de rodas, nem a carrinhos de bebé.

Requerem preparação física moderada e recomenda-se calçado confortável e agasalho. A realização destes passeios depende de um número mínimo de participantes, sendo que o grupo não poderá exceder as 10 pessoas, de acordo com as diretivas da Direção-Geral da Saúde.

Parque da Pena
Parque da Pena – ®DR

Informações e reservas: [email protected]; 21 923 73 00

 

AGENDA:

Roteiros de dia inteiro (duração: 8h00)

A PENA DE D. FERNANDO II | 16 de agosto, 6 de setembro, 11 de outubro

SINTRA, O REFÚGIO DA CORTE | 27 de setembro, 25 de outubro

 

Roteiros de meio dia (duração: 5h00)

OS MISTÉRIOS E ENCANTOS DO PARQUE DA PENA | 23 de agosto, 13 de setembro, 4 de outubro

1000 ANOS DE SINTRA | 30 de agosto, 20 de setembro, 18 de outubro

 

Consulte aqui o programa completo dos Roteiros dos Parques e Palácios de Sintra

 

aNOTÍCIA.pt