Eco Festival Azores Burning Summer : o primeiro Eco Festival dos Açores

Música e Cinema, são estes os ingredientes que vão manter viva a chama do Eco Festival Azores Burning Summer em 2020. Uma edição que se estende por quatro dias, com lotação limitada a 150 pessoas e diversas restrições, para demonstrar que é possível manter a actividade cultural em segurança durante a pandemia.

Azores Burning Summer
Eco Festival Azores Burning Summer : o primeiro Eco Festival dos Açores - ®DR

O Azores Burning Summer acontece desde 2015 no Parque e Praia dos Moinhos, no Porto Formoso — ilha de São Miguel e diferencia-se no quadro dos festivais de música nacionais pelas iniciativas de cariz artístico e de sensibilização ecológica, pelas boas práticas ambientais e controlo de impactos. Não se posiciona como um festival de música para massas mas sim como um evento de acesso equilibrado que liga a música à terra e a arte à consciencialização ambiental.

A escolha da Praia dos Moinhos para a realização do evento foi estratégica: o local é caracterizado por uma profunda beleza natural e uma dinâmica própria que tem marcado gerações, para além de permitir descentralizar a oferta cultural e de animação turística.

Tendo em conta o actual contexto da pandemia e numa perspectiva de contribuir para a continuidade da actividade cultural em segurança, a organização do Eco Festival Azores Burning Summer decidiu realizar a edição de 2020 num formato reduzido e altamente restritivo de modo a garantir a máxima proteção da saúde pública.

Durante quatro dias vários artistas locais irão subir ao palco montado na esplanada da Praia dos Moinhos. A programação contempla a participação dos DJ’s Matti, Nex, Tape e Narco Paulo e os concertos de Sara Cruz, Funny Caravan Jazz Quartet, Nordela Jazz Convention e PMDS.

O cinema é uma arte que proporciona a partilha de conhecimento e abre portas à reflexão. Questionar, inquietar e promover mudanças de comportamentos é a finalidade do ciclo de cinema que se estreia ao ar livre na Praia dos Moinhos com a apresentação dos filmes: Gipsofila de Margarida Leitão, Volta à Terra de João Pedro Plácido, Pára-me de repente o pensamento e Até que o Porno nos Separe de Jorge Pelicano.

A edição de 2020 irá decorrer nos dias 26, 27, 28 e 29 de Agosto, entre as 19h00m e as 24h00m, com lotação máxima de 150 pessoas, numa área de 450m2, com lugares marcados, mesas com 2 cadeiras e distanciamento de acordo com a lei, incluindo uma distância de 4m entre palco e primeira fila do público. Os bilhetes diários têm um valor simbólico de 10€ e estarão à venda no Tukátulá Bar (Ribeira Grande), Moinho Terrace Café (Porto Formoso) e Livraria Solmar (Ponta Delgada).

O posicionamento do Festival em 2020 é o de incentivar a actividade cultural em segurança, num de gesto de solidariedade para com todos os artistas e profissionais do sector cultural.

A Organização do festival está a acompanhar as orientações da Autoridade Regional de Saúde e, caso não existam condições para a realização do evento, o mesmo será ajustado ou adiado.

O evento é organizado pela ARTAC – Associação Regional para a Promoção e Desenvolvimento do Turismo, Ambiente, Cultura e Saúde.

 

PROGRAMA

26 AGOSTO

19h00m – DJ Set: Matti

20h30m – Concerto: Sara Cruz

22h00m – Cinema na Praia: Gipsofila (2015/ 1h/ Margarida Leitão)

 

27 AGOSTO

19h00m – DJ Set: Narco Paulo (New Wave/ Tropical/ Afro Synth)

20h30m – Concerto: Funny Caravan Jazz Quartet

22h00m – Cinema na Praia: Pára-me de repente o pensamento (2014/ 1h41m/ Jorge Pelicano)

 

28 AGOSTO

19h00m – DJ Set: Nex

20h30m – Concerto: Nordela Jazz Convention

22h00m – Cinema na Praia: Volta À Terra (2014/ 1h18m/ João Pedro Plácido)

 

29 AGOSTO

19h00m – DJ Set: Tape

20h30m – Concerto: PMDS

22h00m – Cinema na Praia: Baraka (1993/ 1h29m/ Ron Fricke)

 

aNOTÍCIA.pt