“Aproveitando uma aberta” no Museu de Lisboa

Quatro monólogos para quatro atores em quatro divisões da casa, foi o mote para o projeto “Aproveitando uma aberta” de Madalena Alfaia, que estreia a 22 de setembro no Museu de Lisboa.

Aproveitando uma aberta no Museu de Lisboa
“Aproveitando uma aberta” no Museu de Lisboa - ® DR

“Aproveitando uma aberta” que agora vai estrear nos Museu de Lisboa, resulta do desafio lançado por Madalena Alfaia, em pleno confinamento, a três autores (e a si mesma) para escreverem um monólogo para ser interpretado por quatro atores, cada um numa divisão da sua casa.

A trabalhar na edição de livros desde 2006, Madalena Alfaia, conhecia bem os escritores que convidou. Quanto aos atores, “já tinha trabalhado indiretamente com ambos, há muito tempo e noutros contextos, e as atrizes não conhecia pessoalmente”, conta. “Imaginei um projeto que juntasse duas das coisas de que mais gosto: palavras e interpretação. Foi de algum modo surpreendente que todos aceitassem este mergulho no escuro com tanta generosidade.”

Madalena Alfaia, a curadora da instalação de vídeo que juntou os  quatro autores e os quatro atores, para quatro monólogos em quatro divisões da casa, refere que “Quis testar a ideia de um autor que escreve para um ator em particular, colocando ambos num espaço físico específico e num espaço mental que poderia ser o que eles quisessem”.

Jacinto Lucas Pires e Rita Durão (na sala de estar), Matilde Campilho e Vítor d’Andrade (na cozinha), Valério Romão e Carla Bolito (na casa de banho), ela própria e David Pereira Bastos (no quarto de dormir), são os protagonistas desta instalação poderá ser vista até 7 de novembro, em quatro salas do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta.

Inicialmente, com todos fechados em casa, na fase mais dura do confinamento, a ideia foi os atores filmarem-se a si próprios com os telemóveis. Posteriormente o João Gambino faria a montagem destes vídeos caseiros, que seriam depois divulgados online, em canais de vídeo e nas redes sociais, em páginas criadas para esse efeito. “Com o desconfinamento, arrisquei propor ao João fazermos uns vídeos mais profissionais, e esta foi a segunda grande surpresa: ele aceitou sem hesitações, apesar de o orçamento ser exatamente o mesmo.”, conclui Madalena Alfaia.

Essa não foi a única mudança que o projeto conheceu. A ideia inicial, de ser exclusivamente online, ganhou uma nova dimensão com o convite do Museu de Lisboa para ser feita uma instalação vídeo em várias salas do Palácio Pimenta. E foi já durante uma visita ao museu, logo nos primeiros dias do desconfinamento, que se encontrou o nome do projeto.

“Enquanto percorríamos as salas do Museu e tentávamos imaginar como tudo poderia ser, o João Gambino aproximou-se de uma pintura de Arthur May e disse-me: ‘Isto é a imagem do desconfinamento!’ O quadro chama-se Aproveitando uma aberta, e logo ali tive a certeza de que esse seria o título certo e justo para esta instalação”, explica Madalena Alfaia.

Os quatro vídeos, que têm entre 12 e 16 minutos cada um, contam ainda com música de Filipe Melo. O fotógrafo Bruno Simão acompanhou e documentou as filmagens.

Quanto ao conteúdo dos textos e às interpretações dos atores, poderão ser vistos nas salas do próprio Museu de Lisboa, a partir de 22 de setembro, ou ir acompanhando a sua publicação online, nas páginas de Facebook e Instagram – Aproveitando uma aberta – onde serão disponibilizados ao longo do Outono.

 

aNOTÍCIA.pt