Quinta da Alorna celebra o São Martinho com Abafado 5 Years

Um Abafado 5 Years da Quinta da Alorna feito exclusivamente com a casta Fernão Pires e que nesta altura do ano combina na perfeição com castanhas

Abafado 5 Years Quinta da Alorna
Quinta da Alorna celebra o São Martinho com Abafado 5 Years - ®DR

Se São Martinho é sinónimo de castanhas e vinho, para a Quinta da Alorna o São Martinho é sinónimo de Abafado 5 Years. Este vinho licoroso feito exclusivamente com a casta Fernão Pires combina, na perfeição, com castanhas e batata doce, tão características nesta altura do ano.

Com aroma intenso a mel e frutos secos, onde sobressai o sabor a figo e amêndoa, o Abafado 5 Years da Quinta da Alorna apresenta uma textura suave, doce e fresca.

Concebido através do método de produção tradicional de abafar o mosto com aguardente vínica, interrompendo assim o processo de fermentação, o Abafado 5 Years tem depois um estágio de pelo menos cinco anos em barricas de carvalho.

O Abafado 5 Years está disponível na distribuição moderna (Continente, Auchan e Aldi), em garrafeiras e na loja da Quinta em Almeirim. O PVP recomendado é de 6,99€.

 

Sobre:

Situada na margem Sul do rio Tejo em Almeirim, próxima de Santarém, a Quinta da Alorna tem uma área total de 2.800 hectares dedicada à exploração agrícola, onde se inclui a criação de cavalos, montado, cereais, fruta, floresta e vinha. A propriedade possui 220 hectares de vinha inseridos na região vitivinícola do Tejo, 1900 hectare de floresta e 500 hectares destinados agrícola de milho, beterraba, ervilha, cebola, cenoura e batata, etc
 

HISTÓRIA

Datada de 1723, é uma das mais antigas propriedades vitivinícolas da região Tejo. Encontra-se na família Lopo de Carvalho há cinco gerações, mas pertenceu inicialmente a D. Pedro Miguel de Almeida Portugal, Vice-Rei da Índia, função que lhe valeu o título de Marquês de Alorna.
Foi seu filho, D. João de Almeida, casado com D. Leonor Távora, a ilustre Marquesa de Alorna, homenageada no portefólio vínico, quem terá plantado a vinha. Na primeira metade do século XIX, foi vendida a José Dias Leite Sampaio, Visconde da Junqueira, um dos grandes dinamizadores na produção de vinho. Actualmente, é uma das quintas com maiores preocupações ambientais e de sustentabilidade. Conta com dois mil e oitocentos hectares – dos quais, duzentos e vinte de vinha –, e espelha o legado do posterior proprietário, o médico e empresário Manuel Caroça, através do reforço nas actividades agrícola, florestal e vitivinícola, bem como na produção, gestão e comercialização dos vinhos, elaborados pela premiada enóloga Martta Reis Simões.

aNOTÍCIA.pt