Huawei contribuiu com 16,4 mil milhões de euros para o PIB europeu em 2019

Na Europa a Huawei liderou o ranking de pedido de patentes no ano passado, sendo o quinto maior investidor em I&D a nível mundial. Em 2019, a empresa apoiou a criação de mais de 220 mil empregos na Europa

Huawei
Huawei contribuiu com 16,4 mil milhões de euros para o PIB europeu em 2019 - ®DR

Foi divulgado o relatório desenvolvido pela Oxford Economics, o qual diagnostica e avalia o impacto económico da Huawei na Europa em 2019. De acordo com este trabalho, agora tornado público, a empresa contribuiu com 16,4 mil milhões de euros para o PIB europeu e contribuiu para a criação de 224 300 empregos ao longo do ano passado. Já no âmbito de receitas fiscais que entraram para os cofres dos estados durante esse mesmo período, a Huawei gerou um total consolidado de 6,6 mil milhões de euros.

A empresa também desempenhou um papel ativo em Investigação & Desenvolvimento (I&D) em toda a Europa. O Painel de Avaliação de Investimentos Industriais da UE de 2019 classificou a empresa como o quinto maior investidor em I&D a nível mundial, enquanto o European Patent Office confirmou a liderança da Huawei no seu ranking de pedidos de patentes em 2019. “O investimento em Investigação & Desenvolvimento – como o realizado pela Huawei – é crucial para um aumento geral das capacidades produtivas na economia europeia”, disse Pete Collings, Director da área de Economic Impact Consulting para a Europa e Médio Oriente da Oxford Economics.

Face à avaliação efetuada pela Oxford Economics quanto ao papel da empresa no desenvolvimento da Economia europeia, Abraham Liu, representante máximo da Huawei junto das instituições da União Europeia, fez questão de referir que, em 2019, as operações da Huawei “geraram uma contribuição direta de 2,8 mil milhões de euros para o PIB europeu, um crescimento médio anual de 11,4% nos últimos cinco anos”. Nesse sentido, acrescentou Abraham Liu, “mesmo tendo em conta o ano não convencional que estamos a atravessar, a Huawei garantiu operações de rede estáveis e seguras para ajudar as pessoas a trabalhar e beneficiarem de formação online”, ainda dizendo que a Huawei “opera na Europa há 20 anos e tem trabalhado muito para a sua total integração com as comunidades locais, no intuito de promover, em conjunto, o desenvolvimento da indústria”. “No futuro, continuaremos a trabalhar com os nossos parceiros para abraçar novos desafios e criar mais valor”, rematou o representante máximo da Huawei junto das instituições da União Europeia

O relatório Oxford Economics avaliou o impacto económico geral da Huawei na Europa, incluindo as contribuições da marca para o PIB, empregos e impostos europeus.

O relatório completo poderá ser consultado aqui. 

 

aNOTÍCIA.pt