Fórum Turismo e o Super Bock Group procuram ideias para o Turismo de Natureza

O Fórum Turismo e o Super Bock Group lançaram, com o apoio do Turismo de Portugal, o Tomorrow Tourism Leaders – Super Edition.

Fórum Turismo Turismo de Natureza
Fórum Turismo e o Super Bock Group procuram ideias para o Turismo de Natureza - ©Nuno Adriano

O Fórum Turismo e o Super Bock Group lançam uma edição especial do concurso que passa agora a estar aberto a todas as pessoas, nomeadamente empreendedores, com “vontade em fazer a diferença e dar um contributo para tornar Portugal um destino turístico mais sustentável, desta vez através do produto Turismo de Natureza”.

Tomorrow Tourism Leaders – Super Edition decorre em formato de competição nacional com o objetivo de encontrar novas soluções e criar oportunidades para uma das sete regiões turísticas nacionais (Açores; Alentejo e Ribatejo; Algarve; Centro; Lisboa; Madeira; e Porto e Norte).

As necessidades estão previamente identificadas: apoiar as comunidades locais, respeitar a cultura e a preservação do património natural e edificado e mitigar os impactos negativos no meio ambiente. São prioridades globais que refletem o momento atual, marcado pela crise pandémica, e possibilitam gerar respostas adequadas para os territórios se desenvolverem social e economicamente através do Turismo.

O vencedor do Tomorrow Tourism Leaders – Super Edition irá ver o seu projeto ser implementado em colaboração com a respetiva Entidade Regional de Turismo (ERT), já que estas entidades são responsáveis pela promoção e desenvolvimento turístico regional em alinhamento com as diretrizes nacionais para a área do turismo.

Quem quiser participar, poderá fazê-lo até 22 de novembro. Na fase de pré-seleção, os interessados, ainda a título individual, devem explicar, até 500 caracteres, a sua ideia para desenvolver o turismo de Natureza na sua região. Após a seleção das melhores respostas, inicia-se a fase de apuramento (de 30 de novembro a 31 de dezembro) na qual os candidatos têm de apresentar a sua proposta com mais detalhe. A final está marcada para 22 e 23 de fevereiro, num evento que se prevê híbrido, mediante o evoluir da situação epidemiológica. Toda a informação está disponível em www.ttl.pt.

O júri vai avaliar os projetos de acordo com vários critérios, mas tendo sempre subjacente a integração do conceito de desenvolvimento sustentável. Criatividade e inovação; capacidade de execução e viabilidade económica; e os impactos ambiental, económico e social serão considerados nas diferentes etapas da competição.

Para Rui Lopes Ferreira CEO do Super Bock Group, “é prioritário criar um modelo de economia verdadeiramente inteligente, circular e inclusivo que permita repensar o papel das comunidades e as sirva em pleno. E isso pode ser construído através do Turismo”.

Já António Marto, presidente do Fórum Turismo refere que “chegou o momento de repensar e inovar a união do Turismo com a Natureza. Hoje concretizamos o que temos vindo a desenhar ao longo dos últimos meses: uma competição nacional que procura soluções locais para continuar a garantir a qualidade turística do país”.

 

aNOTÍCIA.pt