Estrela Ártica, a Serra que simplesmente passa a montanha

A nossa aventura, desta feita, foi a empolgante descoberta da Estrela Ártica, aquela Serra que se transforma em montanha coberta com um manto de neve e gelo compacto.

Serra da Estrela Ártica
Estrela Ártica, a Serra que simplesmente passa a montanha - ©Nuno Adriano

Estrela Ártica, a Serra que simplesmente passa a montanha

O gelo e a neve apoderam-se de tudo e tomam conta de toda vida na montanha. Não estamos a falar de um filme de apocalipse climático ao melhor estilo de Hollywood, mas sim de algo bem real e sentido. A Serra da Estrela a ser simplesmente uma montanha, sem trânsito, sem barulho, sem pessoas.

O gelo como amigo do peito

A luz do sol ainda estava oculta no horizonte e o escuro breu gozava do seu tempo de felicidade. De raquetes de neve no chão e prontas para ser encaixadas nas botas, ultimam-se todos pormenores para que, num zénite, entremos neste mundo cruelmente, imóvel, frio e sem sentimentos. O sol, lentamente, afirma a sua posição de cabeça de cartaz e a nossa aventura inicia-se pelo mar de neve e gelo compacto e consistente. Mas não nos deixemos entusiasmar. Os raios solares nem beliscam o vento cortante, frio e impiedoso. Este levanta no ar uma poeira de gelo e neve projetadas diretamente a nós, tal como areia das dunas. Percebemos o que é andar sobre o efeito blizzard.

O privilégio de estar aqui

A vida é inexistente, as fragâncias de montanha ‘cheiram’ a inodoro e o silêncio zune neste dia e neste território. Tudo se adapta e transforma para se viver aqui. Só se ouve o som do nosso andar, o ritmado da nossa respiração cíclica, acompanhada pelo vento gélido. Mas era precisamente isto que nos fez vir até aqui. O isolamento total e a paz como estrelas da companhia. O nosso destino não existe. É andar, é descobrir a montanha na sua face mais extrema.

Percorremos estas encostas, movemo-nos e vencendo o frio que nos rodeia como lobos. Só o vencemos porque queremos estar aqui, experienciar e viver nestes planaltos pós-glaciários, lagoas geladas e encostas graníticas esculpidas, onde a vida deambula, nesta época do ano, totalmente dissimulada.

Viver a montanha, como tem que ser vivida

Dizemos que é isto viver a montanha. Começar 2021 num lugar assim, numa varanda para a vastidão do horizonte, numa perspetiva inigualável de 360º. A montanha vive-se em todas as suas épocas e apenas temos que nos adaptar a ela. A natureza como ela é aqui ainda se impõe, ainda se afirma como a gestora de tudo. Põe em cheque a teoria recente de que estamos no Antropoceno, a época da histórica do planeta Terra, em que o Homem influencia, condiciona e impacta a vida neste planeta, até agora comprovadamente o único, tal como é único estar aqui…

NOTA IMPORTANTE: Nestes percursos, aconselha-se vivamente a visita com acompanhamento de guia.

Artigos relacionados (23) com “Estrela Ártica, a Serra que simplesmente passa a montanha″: 

Interior do país – Chegou o Tempo

chegou o tempo