Vila de Gáfete homenageia os Calceteiros

Para homenagear os calceteiros de Vila de Gáfete, a Junta de Freguesia propôs a colocação de placas identificativas junto aos locais onde são lapidadas as pedras

Gáfete homenageia os Calceteiros
Vila de Gáfete homenageia os Calceteiros - ®DR

A Junta de Freguesia de Gáfete homenageia os seus Calceteiros . Para isso a Junta propôs às empresas de calcetamento da Vila de Gáfete do município do Crato, a colocação de placas identificativas junto aos locais onde se encontram os profissionais a lapidar à mão as diferentes pedras.

Estas placas tem o duplo objetivo de homenagear os profissionais do ofício que se radicou no local desde meados do século XIX, como de dar a conhecer a quem circula na via, portugueses ou estrangeiros, residentes ou visitantes, que aquela arte é uma marca identitária da região, com forte presença na economia local mas com projeção nacional e internacional, sendo a Vila de Gáfete conhecida como terra de calceteiros.

Esta homenagem é ainda uma forma de projetar uma atividade muito nobre e particular, onde os trabalhadores recorrem a uma posição corporal muito própria para a lapidação da pedra que dará origem à famosa “calçada portuguesa” conhecida em todo o mundo e que é, também ela, um dos ex-libris do nosso país.

A Vila de Gáfete homenageia os seus Calceteiros que são reconhecidos como sendo profissionais de excelência no que diz respeito às obras de assentamento de calçada utilizando vários tipos de rocha, como granito, calcário, basalto, entre outras. São também reconhecidos como mestres na execução de obras artísticas de calçada portuguesa, como o exemplo do tapete de arraiolos ou outros motivos complexos.

Para os calceteiros da Vila de Gáfete!
Em 22 de Setembro de 1945, a revista Século Ilustrado publica um artigo de Judith Maggioly, intitulado “Repare onde põe os seus pés”, aconselhando “…baixe um pouco os olhos e repare que está pisando estrelas, peixes, flores, liras, pássaros…”
E como alguém escreveu:
“Poderemos sintetizar desta maneira a arte do calcetamento:
– Nasce da abstração da cor recorrendo apenas ao contraste;
– Sobrepõe o rigor do ornato ao sugestivo do desenho;
– Tende para a vasta dimensão em vez de se cingir ao motivo restrito.
– Possui um sentido estético e utilitário que nunca satura os olhos porque surgem sempre inéditos conforme o ângulo de que se observem.”
BEM HAJAM aos que elevam o nome da nossa terra,
VILA DE GÁFETE

 

aNOTÍCIA.pt