Três navios da Marinha em missão no Sul são comandados por mulheres

A Marinha possui atualmente três navios em missão na Zona Marítima do Sul, que são comandados por três mulheres

Marinha navios comandados por mulheres
Três navios da Marinha em missão no Sul são comandados por mulheres - ®DR

A Marinha tem atualmente na Zona Marítima do Sul três navios em missão e que são comandados por três mulheres. O NRP Escorpião, o NRP Pégaso e o NRP Sagitário têm ao comando respetivamente as tenentes Joana Canas Costa, Raquel Monteiro Pinto e Catarina Matos Aresta.

A segundo-tenente Raquel Monteiro Pinto, na Marinha Portuguesa desde 2012, é comandante do NRP Pégaso desde 08 de setembro de 2020.

A segundo-tenente Catarina Matos Aresta, também entrou na Marinha em 2012, e é quem comanda o NRP Sagitário desde 11 de fevereiro de 2021.

Os três navios da Marinha comandados pelas três mulheres tenentes, encontram-se atualmente em missão na Zona Marítima do Sul.

O comando de navios de guerra por oficias da Marinha do género feminino ocorreu pela primeira vez em 2006, desde então 20 mulheres já exerceram a função de comando a bordo.

Foi em 1992 que entraram as primeiras mulheres militares na Marinha. Desde há 29 anos que a integração tem sido feita de forma natural nas mais variadas áreas, com especial enfoque para a área operacional. Hoje as militares são 881 e representam 11% do universo de Marinha.​

 

Sobre Marinha Portuguesa:

A Marinha Portuguesa, também conhecida, de modo não oficial, como Armada Portuguesa, é o ramo das Forças Armadas Portuguesas que tem por missão cooperar, de forma integrada, na defesa militar de Portugal, através da realização de operações navais. A Marinha desempenha também missões no âmbito dos compromissos internacionais assumidos por Portugal, bem como missões de interesse público.

Componentes não militares, responsáveis pelas áreas da autoridade e segurança marítima, a investigação e os assuntos culturais relacionados com o Mar, estão também incluídos na Marinha Portuguesa.

aNOTÍCIA.pt