Pulseiras e relógios inteligentes Garmin, ajudam a controlar calorias e níveis de hidratação

Controlar as calorias consumidas e o nível de hidratação, são algumas das funcionalidades que a Garmin disponibiliza nas suas pulseiras e relógios inteligentes

Pulseiras e relógios inteligentes Garmin
Pulseiras e relógios inteligentes Garmin, ajudam a controlar calorias e níveis de hidratação - ®DR

A Garmin, líder mundial em navegação por satélite, disponibiliza, nas suas pulseiras e relógios inteligentes, aos seus utilizadores algumas ferramentas para controlar as calorias consumidas (fonte de energia) e o nível de hidratação, podendo estabelecer objetivos personalizados e definir alertas.

Nutrição e hidratação, são dois fatores-chave para uma vida saudável, que são especialmente importantes quando se pratica desporto, uma vez que o gasto de energia e fluidos é maior. Para se efetuar esse controlo a Garmin, lançou no mercado, pulseiras e relógios inteligentes, que oferecem contagem em tempo real de dois tipos chave de calorias: calorias ativas e calorias queimadas em repouso. Além disso, é possível monitorizar as calorias queimadas enquanto se dorme.

A nutrição e hidratação, são dois fatores-chave para uma vida saudável, pelo que a energia que provém dos alimentos, bem como a quantidade de líquidos que se ingere, são decisivas quando se trata de fazer qualquer atividade desportiva, especialmente quando se pratica desportos mais intensos.

Tanto as funções vitais do metabolismo basal, como as que se desempenham através da atividade física, requerem essa energia. No que diz respeito ao desporto, todo o trabalho corporal está intimamente ligado ao esforço muscular, que por sua vez depende da energia que provém dos alimentos que se come.

Assim, um dos objetivos da dieta é fornecer ao corpo a energia necessária para compensar o gasto energético, tendo em conta que, no caso dos atletas, este terá de ser mais elevado e estar relacionado com o tipo de desporto praticado e a duração da atividade. 

A importância de uma dieta equilibrada e rica em nutrientes

Ter uma dieta equilibrada permite cobrir todas as necessidades tanto de macro como de micronutrientes, fornecendo energia suficiente, sem afetar o ganho ou perda de peso. Na verdade, pode ajudar a descansar melhor, sentir que existe energia suficiente para a nossa vida quotidiana, estar de melhor humor e, claro, prolongar a esperança de vida, bem como prevenir lesões e fadiga. Tudo isto é de importância vital quando se trata de atividade física regular. Mas como sabemos que calorias estamos realmente a queimar?

A caloria como unidade de energia

Estar consciente do gasto de calorias consumidas é tão simples como usar um dispositivo inteligente no pulso que as contará e também terá em conta outras métricas e parâmetros, inerentes a cada utilizador, mas intimamente relacionados com o seu gasto energético. Este é o caso das pulseiras Garmin e dos relógios inteligentes, que oferecem contagem em tempo real de dois tipos chave de calorias: calorias ativas e calorias queimadas em repouso. Além disso, podemos monitorizar as calorias queimadas enquanto se dorme.

As calorias ativas são as consumidas durante a atividade física. Para as contar, o dispositivo efetua o cálculo com base no tipo específico de desporto, no nível de atividade de cada utilizador e na idade, altura, peso, sexo e ritmo cardíaco.

Entretanto, as calorias consumidas em repouso são as que são queimadas quando o corpo está acordado, num estado sedentário e sem stress. São as exigidas pelo organismo para satisfazer necessidades fisiológicas básicas e são também calculadas de acordo com a idade, altura, peso e sexo.

As calorias queimadas durante o sono também são contadas, uma vez que dormir não é considerada uma atividade passiva. Estudos demonstraram que os cérebros utilizam 20% da ingestão calórica diária, mesmo enquanto se dorme. Embora a quantidade de calorias consumidas dependa de múltiplos fatores e não exista um número fixo, o que é certo é que o corpo queima mais calorias durante o sono REM profundo, que é quando o cérebro está mais ativo porque necessita de mais oxigénio para funcionar.

Neste sentido, os dispositivos Garmin também oferecem a medição das calorias restantes, que são o resultado da subtração das calorias queimadas diariamente, e que são configuradas como um objetivo definido, e as calorias totais, entendidas como as calorias consumidas em geral, tanto ativas como em repouso.

O papel fundamental da água

A hidratação desempenha também um papel muito importante na atividade física. A água representa cerca de 60% do peso corporal e muitas das principais funções do corpo dependem da sua hidratação, e é por isso que devemos prestar a atenção que necessita.

Além disso, todos os dias expelimos cerca de dois litros de água através da urina e do suor, pelo que é preciso reabastecê-la. Quando se pratica desporto, embora o corpo tenha uma pequena reserva de água, durante a atividade desportiva perdemo-la rapidamente, o que leva a uma redução no desempenho físico e mental, bem como ao aumento do ritmo cardíaco e à dificuldade de manter a pressão arterial.

Controlo da ingestão diária

É por isso que precisamos de nos hidratar adequadamente ao longo do dia e especialmente antes, durante e depois de qualquer atividade física. Para monitorizar hidratação diária, a maioria dos relógios Garmin têm um prático widget de hidratação que pode ser acedido a partir do próprio relógio ou através do Garmin Connect.

Partindo de um objetivo de ingestão estimado proposto pelo próprio dispositivo com base em diferentes métricas, permite introduzir os copos de água consumida (escolher entre três opções de recipientes diferentes) a fim de atingir o nível de hidratação ótimo e manter o registo do mesmo. Também pode ativar alertas e definir um objetivo personalizado, que aumentará os dias em que regista uma atividade desportiva.

aNOTÍCIA.pt