Strikfornato e US Sixth Fleet iniciam Exercício de Defesa Aérea Balística ASD/FS

Strikfornato e US Sixth Fleet iniciaram exercício combinado e conjunto de Defesa Aérea Balística AT-SEA DEMONSTRATION/FORMIDABLE SHIELD (ASD/FS) 2021.

Strikfornato e US Sixth Fleet no ASD/FS
Strikfornato e U.S. Sixth Fleet iniciam Exercício de Defesa Aérea Balística ASD/FS 2021 - ®DR (foto de de anteriores exercícios)

Strikfornato e US Sixth Fleet iniciaram ontem, dia 15 de maio, na área de controlo de tiro de Hebrides, no extremo Oeste das Ilhas Escocesas no Reino Unido, e na área de treino e controlo para empenhamento de armas de Andoya, na Noruega, o exercício combinado e conjunto de Defesa Aérea Balística AT-SEA DEMONSTRATION/FORMIDABLE SHIELD (ASD/FS) 2021.

O ASD/FS 2021 é um exercício de fogo real, a decorrer no Atlântico Norte, conduzido pela Naval Striking and Support Forces NATO (STRIKFORNATO), a partir do seu Joint Operations Centre, sediado em Oeiras, e sob a égide da Sexta Esquadra Americana (US Sixth Fleet).

Exercício de Defesa Aérea Balística ASD/FS
Exercício de Defesa Aérea Balística ASD/FS – ®DR (foto de de anteriores exercícios)

Este exercício tem como objetivo incrementar a interoperabilidade entre as nações NATO no Comando e Controlo, em ambiente integrado, mas simulado, de ameaça antimíssil (incluindo perfis de misseis balísticos).

“Garantir a defesa da Aliança, monitorização, seguimento e empenhamento de meios para contrariar uma ameaça balística, de forma integrada, é uma responsabilidade primária da STRIKFORNATO. O ASD/FS 2021 apresenta-se como uma importante oportunidade para, de forma integrada, desenvolver e treinar, num ambiente desafiante e realista, a capacidade da Aliança para fazer face a uma possível ameaça Balística – Esta apresenta-se como uma demonstração da determinação e capacitação da Aliança para combater uma futura ameaça.” afirmou o Vice- almirante James Morley, Segundo Comandante da STRIKFORNATO.

Durante o exercício, duas áreas conjuntas serão suficientes para garantir a defesa do Atlântico Norte, onde participarão 10 nações que se fazem representar através de meios navais, aéreos e terrestres.

Um Grupo Tarefa (Task Group) especializado em Integrated Air MIssile Defence (IAMD), constituído por um staff embarcado a bordo do navio-chefe (Flagship) espanhol ESPS Cristóbal Colón (F-105), irá garantir a coordenação integrada dos meios.

O Comandante da Força Tarefa (CTF 64), Comandante Jonathan Lipps, da Marinha dos Estados Unidos da América (EUA), embarcado no navio-chefe, assume, este ano, a missão de liderar o Grupo Tarefa IAMD durante o exercício. “Quinze navios de dez nações, irão monitorizar, seguir e empenhar meios de defesa para fazer face a ameaças subsónicas, supersónicas, e balísticas na área de Hebrides, reservada para o exercício.”, afirmou o Comandante Lipps.

Exercício de Defesa Aérea Balística ASD/FS
Exercício de Defesa Aérea Balística ASD/FS – ®DR (foto de de anteriores exercícios)

Participam no exercício militares e meios dos seguintes países: Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Noruega, Espanha, Reino Unido e EUA.

A STRIKFORNATO irá exercer a responsabilidade de Comando e Controlo do exercício, coordenando, partilhando e recebendo panorama do NATO Allied Air Command (AIRCOM), Combined Air Operations Centre (CAOC) e do recentemente criado NATO Space Centre.

A STRIKFORNATO, sediada em Oeiras, é um Quartel General capaz de planear e executar operações marítimas e expedicionárias conjuntas, principalmente por meio da integração das forças navais e anfíbias dos EUA, com o objetivo de garantir a segurança, dissuasão e defesa coletiva à Aliança Atlântica.

aNOTÍCIA.pt