Cinfães: Chegou o tempo de (re)descobrir uma dádiva da natureza

Chegou a altura de voltar a viver e Cinfães é um destino naturalmente único para uma escapadinha ou, quem sabe, para umas férias naquela que é uma dádiva da natureza.

Cinfães e uma dádiva da natureza
Cinfães: Chegou o tempo de (re)descobrir uma dádiva da natureza - ®DR

Desde o ponto mais alto, na serra de Montemuro, ao imponente rio Douro, passando pela extraordinária beleza do vale do Bestança ou pelo multifacetado rio Paiva, Cinfães é uma dádiva da natureza onde se inspira natureza e expira saúde.

Cinfães localiza-se no norte de Portugal, na margem esquerda do rio Douro, a pouco mais de uma hora de distância das cidades do Porto, Vila Real e Viseu. Com uma frente ribeirinha voltada para o rio Douro e abrangendo duas áreas classificadas da Rede Natura 2000 – o rio Paiva e a serra do Montemuro, o município possui valores naturais ímpares, com especial destaque para a riqueza da biodiversidade e a singular beleza das paisagens.

A magia que vai da serra ao rio, da Princesa da Serra ao Vale Encantado, um conto de fadas, um paraíso onde a paz e o sossego de uma região no seu estado de conservação mais puro, estão a dois passos dos grandes centros urbanos.

Entre o cimo da serra de Montemuro, uma montanha mágica, de onde se vê o verde das margens do Douro, do Bestança, do Paiva, a Serra do Marão e a Serra da Estrela, até às planícies verdejantes da Queda de Água do Rio Sampaio ou a Cascata da Ribeira de Tendais, Cinfães está rodeada de locais únicos como o vale dos Bestança onde a natureza interage entre si, com nenhuma interferência do homem, a Aldeia da Gralheira a 1200 metros de altitude em plena serra de Montemuro, local com maior presença da ruralidade e  espaço de excelência para os bovinos da raça arouquesa, onde a história permanece imóvel e se encontra um povo humilde e acolhedor.

O Vale do Bestança e o Vale do rio Paiva, com belezas ímpares, exibem ainda formas naturais repletas de verdes prados, ribeiras e riachos, bem como as mais verdadeiras amostras da biodiversidade ibérica.

Mas, porque, não é só a alma que precisa de alimento, para alimentar o corpo Cinfães oferece uma gastronomia diversificada, com séculos de tradição. A posta de vitela arouquesa, os rojões à moda de Cinfães, ou os famosos Matulos (uns bolos de manteiga) que são os reis da doçaria regional local, regados com um vinho verde fresco e apaladado, são alguns dos manjares que Cinfães oferece aos seus visitantes.

Perto de tudo e longe do rebuliço e stress do dia-à-dia, de carro, de bicicleta ou a pé, a dádiva da natureza que Cinfães é torna-se no local ideal para recuperar dos longos dias que fomos forçados a passar encerrados entre quatro paredes.

Curioso com tudo o que dissemos? A magia de Cinfães está à distância de um clique. O paraíso não fica tão longe quanto isso! A inspiração para escolher o que fazer neste destino naturalmente único encontra-se no Facebook VisitCinfaes, no Instagram visit.cinfaes e no site VisitCinfães.

aNOTÍCIA.pt