Strikfornato comanda a partir de Oeiras exercício no Báltico com 4 mil militares

Strikfornato, a cerca de 3000 km de distância do Mar Báltico, comanda a 50a edição do exercício BALTOPS que hoje teve início

Strikfornato exercício no Báltico
Strikfornato comanda a partir de Oeiras exercício no Báltico com 4 mil militares - ®DR

A NAVAL STRIKING AND SUPPORT FORCES NATO (Strikfornato) comanda e controla a partir do seu Joint Operations Centre, sediado em Oeiras, e que se encontra a cerca de 3000 km de distância do Mar Báltico, começa hoje, 6 de junho, a 50a edição do exercício BALTOPS, um dos mais importantes exercícios marítimos na região do Báltico.

Até 18 de junho, meios navais e aéreos de 18 países aliados e nações parceiras da NATO participam em exercícios de treino real que incluem operações de defesa aérea, guerra anti- submarina, operações anfíbias, interdição marítima e de contramedidas de minas.

O BALTOPS 50 é dividido em duas fases de treino no mar: a fase de treino de aperfeiçoamento de combate (CET) com treino de integração de forças (FIT) e uma fase final tática (TACEX).

Durante os primeiros seis dias (fase CET/FIT), os navios irão navegar pelos estreitos da Dinamarca, focando as operações marítimas em pontos de estrangulamento críticos, garantindo o acesso e a liberdade de navegação no Mar Báltico.

O exercício culminará com a fase TACEX, em que as forças passarão a interagir em modo “free- play”, ou seja de uma forma mais aproximada da realidade em termos de atuação em resposta a um conflito, e os comandantes terão mais liberdade para executar os seus próprios exercícios táticos. A fase TACEX foi projetada para melhor representar uma operação real.

Pela primeira vez, o exercício incorpora táticas, técnicas e procedimentos de ciberdefesa.

Participam no exercício militares e meios dos seguintes países: Alemanha, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, EUA, Estónia, Finlândia, França, Holanda, Itália, Letónia, Lituania, Noruega, Polónia, Reino Unido, Suécia eTurquia, com mais de 40 meios navais, 60 aeronaves e cerca de 4.000 militares.

O BALTOPS, é um exercício conjunto realizado na região do Báltico desde 1972, focado na área marítima, que reúne países aliados e parceiros da NATO e tem como objetivo aumentar a interoperabilidade e a flexibilidade entre as forças participantes.

A STRIKFORNATO, sediada em Oeiras, é um Quartel General capaz de planear e executar operações marítimas e expedicionárias conjuntas, principalmente por meio da integração das forças navais e anfíbias dos EUA, com o objetivo de garantir a segurança, dissuasão e defesa coletiva à Aliança Atlântica.

 

Artigos relacionados com “Strikfornato comanda a partir de Oeiras exercício no Báltico com 4 mil militares”:

O Exercício da Nato BALTOPS 2020, conta com a participação de Portugal

Exercício BALTOPS teve hoje início

Comando da operação “Baltops”, no Báltico, realizado a partir de Portugal