Portugueses nos Jogos Olímpicos – Shao Jieni, em ténis de mesa apurou-se e Andebol tropeça frente ao Egipto

Na primeira fase dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, os portugueses, Shao Jieni, em ténis de mesa, apurou-se para a ronda seguinte, enquanto no andebol, Portugal tropeçou frente ao Egipto.

Portugueses nos Jogos Olímpicos
Portugueses nos Jogos Olímpicos - Shao Jieni, em ténis de mesa apurou-se e Andebol tropeça frente ao Egipto - ®DR

Portugueses nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020: Shao Jieni a mesatenista portuguesa, derrotou a sueca Christina Källberg, 4-3, apurando-se para a ronda seguinte do torneio de singulares de ténis de mesa, enquanto a equipa de andebol, que se estreou no torneio olímpico foi derrotada na primeira jornada do Grupo B pelo Egipto por 31-37, nesta primeira fase dos Jogos Olímpicos Tóquio2020.

Shao Jieni a mesatenista portuguesa, protagonizou uma grande reviravolta, ao recuperar de uma desvantagem de 3-0 para vencer por 4-3 na primeira ronda do torneio de singulares de ténis de mesa ante a sueca Christina Källberg. A atleta portuguesa apurou-se assim para a ronda seguinte onde vai defrontar Yu Menyu, de Singapura, 45.ª da classificação olímpica. 

Shao Jieni assumiu que “Nos Jogos Olímpicos fico mais nervosa… Realmente, estava muito nervosa. A perder por 3-0 pensei que devia ter calma. E foi assim que comecei a jogar melhor. Antes, estava nervosa e a jogar mal, com o corpo rígido e lento”, revelou a atleta em declarações à Lusa.

No Ginásio Metropolitano de Tóquio, a atleta portuguesa de 27 anos, venceu Christina Källberg, de 21 anos, e 149.ª do ranking, pelos parciais de 8-11, 9-11, 10-12, 11-6, 11-5, 11-8 e 11-6.

Shao Jieni, 63.ª do ranking olímpico, desvalorizou o 149.º posto da adversária, recordando que em junho nos Europeus, foi vencida por Christina Källberg.

A mesatenista portuguesa sublinhou que “Nos Jogos Olímpicos o ranking não diz nada. Isso não conta. Com o passar do jogo ganhei confiança e ela deixou de gostar do meu estilo. Fiz-lhe a vida difícil”, referiu Shao Jieni, visivelmente satisfeita.

Já no andebol, Portugal que se estreou no torneio olímpico, acabou derrotado pelo Egito no encontro da ronda inaugural do Grupo B, ao perder por 31-37, um resultado que não reflete o equilíbrio que se manteve durante quase todo o jogo (15-15 ao intervalo). Apenas nos minutos finais, os egípcios a conseguiram a vantagem decisiva para a vitória.

Os melhores marcadores foram João Ferraz, com 6 golos, Pedro Portela e André Gomes, com 5 golos cada, naquela que foi a estreia da equipa das Quinas nos Jogos Olímpicos.

Na segunda jornada, marcada para a madrugada de 26 (segunda-feira), Portugal defronta o Bahrain, que também este sábado perdeu pela margem mínima (31-32), frente á Suécia.

De salientar que são 92 os atletas portugueses, que vão competir em 17 modalidades nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

aNOTÍCIA.pt