Jogos Olímpicos : Gustavo Ribeiro conquista o segundo diploma da Equipa Portugal

Depois de Catarina Costa, foi a vez de Gustavo Ribeiro conquistar um diploma, nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020

Gustavo Ribeiro
Jogos Olímpicos : Gustavo Ribeiro conquista o segundo diploma da Equipa Portugal - ®DR

No segundo dia de competições, nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, o jovem Gustavo Ribeiro, de 20 anos, conquistou mais um diploma olímpico para a Equipa Portugal . O primeiro diploma foi conquistado por Catarina Costa no primeiro dia.

SKATEBOARDING. Gustavo Ribeiro terminou a final da competição na 8ª posição, com uma pontuação de 15,05 nos Jogos Olímpicos . Gustavo Ribeiro entrou nas duas primeiras “runs” do circuito com pontuações de 7,23 e 5,82. Na fase dos “tricks”, a performance do atleta da Equipa Portugal foi prejudicada por uma queda que o condicionou, de modo a que apenas tenha pontuado na última manobra com 2,00. “Dei um esticão no ombro que me doeu bastante. Naquele momento estava a pensar que já não havia muito a fazer, que já não conseguia chegar ao pódio e isso desmotivou-me um bocadinho. Já tinha falhado três manobras seguidas, não consegui controlar a minha cabeça. Acontece”.

Na qualificação, Gustavo Ribeiro teve as duas “runs” pontuadas com 7,39 e 7,50. Nas cinco “manobras” começou com uma boa pontuação – 8,45 e 8,19 – e com o acesso à final já praticamente assegurado fez ainda uma pontuação nula, para voltar a pontuar 8,52 e a fazer nulo.

EQUESTRE. Rodrigo Torres e a Equipa Portugal de Dressage apuraram-se para a final do Grand Prix, nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Rodrigo Torres foi um dos 18 qualificados na prova individual, depois de terminado o último dia de qualificação, no qual participou João Torrão, em Equador, 5.o do grupo F, com 70.186. Apesar de não ter chegado à final individual, a pontuação somada por João Torrão (2260) contribuiu para a qualificação de Portugal, que terminou o dia no 7.o lugar, com 6862.5, entre as oito equipas qualificadas. Da Equipa Portugal de Dressage fazem ainda parte Maria Caetano (fez 2264) e Rodrigo Torres (2338.5).

GINÁSTICA. Filipa Martins realizou os quatro exercícios da competição all-around no concurso feminino de Ginástica Artística e no total das 80 ginastas que completaram o concurso ficou em 43.o lugar, muito perto de conseguir um lugar de reserva para a final. A ginasta da Equipa Portugal iniciou a competição em trave e teve uma pequena queda que condicionou a nota final do aparelho – 11.866 (69.o lugar em 91 ginastas). Seguiu-se solo, com 12.666 (46.a em 85) e saltos com 13.466 (sem classificação no aparelho por ter realizado apenas um salto). Para último ficou o aparelho mais esperado, as paralelas assimétricas em que viria a brilhar. “O Martins”, o elemento que a ginasta criou e passou a integrar o código internacional de pontuação desde que foi apresentado no Campeonato da Europa este ano. E a recompensa veio com a pontuação mais alta de entre os quatro aparelhos – 14.300 e o 17.o lugar entre as 88 ginastas que participaram em paralelas assimétricas. O balanço de Filipa Martins é de orgulho: “Estou muito contente com a minha prestação. Nas paralelas tinha posto o “Martins” hà pouco tempo e consegui a melhor nota de sempre desde que faço o “Martins”. Aqui é o meu mundo e é isto que me move.”

JUDO. Joana Ramos foi afastada na 1.a ronda da competição de Judo (-52 kg) pela norte-americana Angelica Delgado. A judoca da Equipa Portugal, 18.a do ranking mundial, perdeu por ippon, frente à sua adversária (20.a).

NATAÇÃO. Francisco Santos estabeleceu um novo recorde nacional na prova de 100 metros costas, a sua prova de estreia em Jogos Olímpicos. O nadador, de 22 anos, concluiu a distância em 54.35 segundos e foi segundo na sua série das eliminatórias, atrás do polaco Kacper Stokowski (53.99 segundos). No somatório de todas as séries de qualificação, o português alcançou o 28.o lugar. No final da prova, Francisco Santos admitiu que, apesar do resultado, não se sentiu tão rápido como esperava: “Estava a sentir-me superbem antes da prova, tenho-me sentido muito bem mas não estive tão rápido na prova como achei que ia estar”. O nadador da Equipa Portugal volta a entrar em prova nos 200 metros costas, a sua distância de eleição, na quarta-feira, e espera “continuar esta rotina, porque se aos 100 metros consegui fazer recorde, espero conseguir fazer o mesmo aos 200 metros.”

REMO. Pedro Fraga e Afonso Costa vão disputar a final C da competição de Remo, LM2x, depois de terem terminado a prova de repescagem no 4.o lugar. A dupla da Equipa Portugal ficou a oito centésimos de chegar às meias-finais, qualificação garantida pelas tripulações de Ucrânia, Canadá e Uruguai. Entre o 1.o e o 4.o, tudo se decidiu num intervalo de 67 centésimos.

SURF. Yolanda Hopkins e Teresa Bonvalot avançaram para a ronda 3 da competição. Teresa Bonvalot fê-lo diretamente por ter sido 2.a no heat 1 da 1.a ronda, com 9.80. atrás da americana Carissa Moore, (11.74). As melhores ondas de Teresa Bonvalot foram pontuadas com 4.70 e 5.10. Já Yolanda Hopkins teve de passar pela ronda 2, tendo vencido o heat 2, com 12.23 pontos, depois de na 1.a ronda ter sido 4.a, no heat 4, com 9.24. Na segunda-feira, Yolanda enfrenta a francesa Johanne Defay, enquanto Teresa Bonvalot discute o apuramento com a brasileira Silvana Lima.

TÉNIS. Terminou a participação de João Sousa na 1.a ronda do torneio individual de Ténis, dos Jogos Olímpicos, ao cabo de três partidas jogadas em 2h31, frente ao checo Tomas Machac, de 20 anos e 145.o jogador do ranking mundial. O tenista da Equipa Portugal venceu a primeira partida por 7-6 (7-5 no tie-break), mas viria a ceder as duas seguintes por 6-4, bastando um “break” em cada uma delas para que Machac fechasse o encontro a seu favor.

TÉNIS DE MESA. Jieni Shao foi eliminada na 2.a ronda da competição de singulares femininos. A mesatenista da Equipa Portugal teve pela frente Mengyu Yu, de Singapura, e perdeu em quatro partidas. Nas duas primeiras, os resultados foram desnivelados (3-11 e 2-11), mas na terceira já foi mais equilibrado (8-11). Na quarta e última partida, Jieni Shao não conseguiu empreender a reviravolta, como sucedera na véspera – quando tinha estado a perder 0-3 e acabou a ganhar 4-3 -, tendo cedido por 11-9, fixando-se o resultado final em 0-4.

VELA. Carolina João terminou o primeiro dia de regatas da competição de Vela (Laser radial) no 37.o lugar. A atleta da Equipa Portugal acabou a primeira regata, nas águas de Enoshima, na 32.a posição, e na segunda foi 34.a, somando 66 pontos. A liderança pertence à alemã Svenja Wenger (6 pontos).

aNOTÍCIA.pt