Resgatado tripulante de navio panamiano com queimaduras graves

Tripulante de navio panamiano com queimaduras graves foi resgatado, esta terça-feira, em operação coordenada pela Marinha

Tripulante resgatado
Resgatado tripulante de navio panamiano com queimaduras graves - ®DR

Um tripulante de nacionalidade vietnamita do sexo masculino, de 36 anos, foi ao fim da tarde de ontem (3) resgatado do navio mercante Es Care de bandeira do Panamá, por uma aeronave da Força Aérea Portuguesa, a cerca de 30 milhas (cerca de 60 kms) a sul do cabo de São Vicente, numa operação coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa).

​O alerta foi recebido no MRCC Lisboa pelas 16h30, através de uma chamada de socorro por telefone de satélite do navio, a informar que, na sequência do combate a um incêndio que deflagrou na embarcação salva-vidas de bordo, um dos engenheiros acabou por sofrer queimaduras graves em várias partes do corpo incluindo cara e vias respiratórias.

Na missão foi empenhado o helicóptero EH-101 Merlin da Força Aérea Portuguesa, que, com equipa médica a bordo, prontamente resgatou o tripulante pelas 19h​15, prestando os primeiros socorros.  O tripulante resgatado seguiu ventilado para Hospital de Santa Maria, Lisboa, onde recebe cuidados diferenciados.

O navio de bandeira do Panamá tinha como porto de destino o porto de Huelva, em Espanha.

Sobre Marinha Portuguesa:

A Marinha Portuguesa, também conhecida, de modo não oficial, como Armada Portuguesa, é o ramo das Forças Armadas Portuguesas que tem por missão cooperar, de forma integrada, na defesa militar de Portugal, através da realização de operações navais. A Marinha desempenha também missões no âmbito dos compromissos internacionais assumidos por Portugal, bem como missões de interesse público.

Componentes não militares, responsáveis pelas áreas da autoridade e segurança marítima, a investigação e os assuntos culturais relacionados com o Mar, estão também incluídos na Marinha Portuguesa.

aNOTÍCIA.pt