Vivaldi : o navegador recebe atualização com novas opções de abas, Command Chains, e muito mais

Chegou o navegador Vivaldi 4.1 e com ele ficam disponíveis as opções de abas, Command Chains, abertura de links externos dentro do navegador e muito mais

navegador Vivaldi
Vivaldi : o navegador recebe atualização com novas opções de abas, Command Chains, e muito mais - ®DR

O Vivaldi é um navegador de internet de código aberto inspirado no Chrome, e criado pelo fundador do navegador Opera. Um dos aliciantes é que sendo um navegador que tem por inspiração o Chrome, nos permite usar as mesmas extensões que o navegador da Google.

Contrariamente ao que acontece com outros navegadores, o Vivaldi (segundo os utilizadores) faz melhor utilização da memória do equipamento e não consome tanta RAM quando várias abas estão abertas.

Uma das características do Vivaldi reside na simplicidade. Está projetado para pessoas que desejam personalizar a sua experiência de navegação ou mesmo ter mais. A sua aparência pode ser alterada, assim como o design dos seus elementos.

Logo após ter introduzido, na versão 4.0, o Vivaldi Translate, uma ferramenta de tradução privada, a versão mais recente, Vivaldi 4.1, inclui novas configurações de aba, opções para habilitar e desabilitar Tab Stacks e abre links externos dentro do navegador.

Com esta nova versão, em vez de andar a saltar de um aplicativo para outro, os utilizadores podem abrir os links no próprio navegador. Por exemplo, ao clicar num link do YouTube o vídeo será aberto em Vivaldi, em vez de levar os utilizadores ao aplicativo do YouTube.

As novas configurações de aba permitem que os utilizadores abram uma aba a partir de quatro opções: abas relacionadas; aba ativa; como a última aba; Como pilha de abas com a aba relacionada.

Nesta atualização, o Vivaldi dá mais motivos para trabalhar com abas. Se os utilizadores gostam de trabalhar com Tab Stacks (grupos) para se manterem organizados, eles podem ativá-los facilmente (desativados por padrão para evitar aborrecimento para aqueles que preferem não usá-los).

Os utilizadores podem criar cadeias personalizadas de mais de 200 comandos do navegador e, em seguida, acionar uma cadeia usando atalhos de teclado atribuídos. Esta função permite, por exemplo, com o Command Chains, abrir apenas com um clique os 20 ou 30 sites que normalmente visita.

Outras mudanças no Vivaldi 4.1 incluem um contador de minutos no Reader View, que sugere quanto tempo levará para ler o conteúdo, e atualizações silenciosas que podem ser baixadas e instaladas em segundo plano sem a necessidade de intervenção do utilizador (exceto reiniciar o navegador ocasionalmente).

 

Se pretender, pode descarregar o Vivaldi em https://vivaldi.com/pt-pt/download/

aNOTÍCIA.pt