Resgatadas 5 pessoas em alto mar ao largo de Sines

Cinco pessoas, quatro de nacionalidade alemã e uma de nacionalidade suíça, foram resgatadas em alto mar ao largo de Sines esta madrugada

Resgatadas pessoas ao largo de Sines
Resgatadas 5 pessoas em alto mar ao largo de Sines - ®DR

Cinco pessoas foram, durante esta madrugada, resgatadas ao largo de Sines, mais própriamente a 90 milhas, cerca de 170 km, após o veleiro “MIYA 1” onde seguiam ter ficado sem o mastro e ter-se verificado a entrada de água na embarcação.

Após a informação recebida através do International Response Coordination Center, dos Estados Unidos da América, cerca das 4h30, o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), de imediato empenhou no auxílio e resgate à tripulação o navio mercante MSC BRIANNA que se encontrava nas proximidades. Posteriormente, e em coordenação com a Força Aérea Portuguesa, foi empenhado o helicóptero (EH-101) que recolheu os tripulantes no navio mercante para terra.

As cinco pessoas, resgatadas ao largo de Sines, são quatro de nacionalidade alemã e um de nacionalidade suíça.

 

Sobre o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo

Os Centros Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo nacionais são centros modernos, operados por militares da Marinha, homens e mulheres, dedicados e motivados para salvarem vidas no mar, num regime de trabalho de 24 horas por dia e 7 dias por semana, garantindo a coordenação de todas as ações SAR nas Regiões de Busca e Salvamento Nacionais.

​​A área de responsabilidade nacional de busca e salvamento marítimo totaliza cerca de 6.000.000 Km2, o que equivale a 63 vezes a área terrestre nacional. A taxa de sucesso anual do serviço nacional de busca e salvamento marítimo situa-se, em média, acima dos 90%, distinguindo-se como um valor de referência a nível mundial. Em 2018, a taxa de eficácia do sistema, situa-se nos 98.8%, tendo aumentado 2.3 % relativamente ao ano 2017.

aNOTÍCIA.pt