Exposição “O coração é a carne da alma” inaugurada na Quinta de Ventozelo

A exposição “ O Coração é a Carne da Alma ”, da autoria da artista plástica Luísa Mota faz parte do programa “Artes & Ideias em Ventozelo”

Exposição O coração é a carne da alma
Exposição “O coração é a carne da alma” inaugurada na Quinta de Ventozelo - ®DR

É já esta sexta-feira que o Centro Interpretativo da Quinta de Ventozelo recebe a inauguração da Exposição ” O coração é a carne da alma “, da autoria da artista plástica Luísa Mota. Esta exposição de fotografia faz parte do programa “Artes & Ideias em Ventozelo” para o biénio 21-22, um projeto da associação Amigos de Ventozelo que tem como objetivo primordial a promoção, divulgação e defesa da Quinta de Ventozelo e da Região do Douro, das suas belezas naturais, produtos e recursos.

Este programa, do qual faz parte um ciclo de seis exposições, foi iniciado em julho pelo artista Sobral Centeno, que indicou uma artista da nova geração para a exposição seguinte. Luísa Mota, artista multi- facetada que tem trabalhado não apenas no campo da pintura e da escultura, mas também da perfor- mance, da filmografia ou da fotografia, é o nome que se segue. Com enfoque na fotografia, a Exposição ” O coração é a carne da alma ” é inaugurada no dia 15 de outubro e ficará patente no Centro Interpretativo de Ventozelo até ao dia 3 de janeiro de 2022, com entrada gratuita (transitando em fevereiro para o Espaço Porto Cruz, em V. N. de Gaia).

Fundada pela Quinta de Ventozelo com as várias empresas do grupo Gran Cruz – onde a par da produção vinícola ativa existe também o projeto enoturístico Ventozelo Hotel & Quinta – a associação Amigos de Ventozelo almeja desta forma dar um contributo para a definição de uma estratégia de desenvolvimento do Douro, económica, social e ambientalmente sustentável.

Artes & Ideias em Ventozelo: o que é em concreto?

O programa “Artes & Ideias em Ventozelo” divide-se em dois eixos específicos, que se pretende que sejam criativos e provocadores. Comecemos pelas “Artes”: entre 2021 e 2022 serão inauguradas seis exposições com curadoria de Manuel Novaes Cabral (que assume também a presidência da Direção da associação Amigos de Ventozelo) e de Nuno Faria. Estas deverão intercalar um artista plástico consagrado, que apadrinhará de seguida o convite a um artista mais jovem.

“Margens” de Sobral Centeno foi a exposição inaugural deste ciclo, que arrancou no passado mês de julho. Agora é a vez de Luísa Mota: licenciada em Belas Artes e Estudos Críticos pela Goldsmiths College, em Londres, e Mestre em Escultura pela Royal College of Art, também em Londres, é uma artista que encontra na mulher a sua principal fonte de inspiração.

Na palavras de Manuel Novaes Cabral, “todo o seu trabalho é embebido pelo corpo e pelas pessoas. Talvez por isso adopta uma postura minimalista, desenvolvendo o trabalho em camadas sucessi- vas e sobrepostas, sendo a espessura assim conseguida expressão da simplicidade. Nas obras que agora nos mostra, representa ‘aquele lugar poético que é a vinha, que nos obriga a reflectir sobre o papel da Mulher, no fundo, sobre o meu papel’.”.

Todas as exposições ficam patentes durante dois meses na Quinta de Ventozelo, sendo depois trans- feridas pelo mesmo período para o Espaço Porto Cruz, em Gaia. Para todas as exposições serão editados catálogos individuais, que posteriormente serão reunidos numa coleção conjunta final.

A par das “Artes”, as “Ideias”, que se materializam na realização de sete debates “Conversas em Ventozelo”, relacionados com o Douro e o seu futuro. Para cada tema é convidada uma personalidade académica para relatar o “estado da arte”, abrindo-se depois o debate aos participantes convidados destas conversas, que se realizarão em Ventozelo.

A síntese dos debates é da responsabilidade do Professor Luís Valente de Oliveira, que além do papel de coordenador e relator das Ideias, desempenha também as funções de Presidente da As- sembleia geral da associação Amigos de Ventozelo. O resumo da discussão de cada tema levado a debate será depois publicado um caderno temático a ser distribuído pelo Jornal Público, sendo no final também produzida uma caixa que permitirá agrupar a coleção dos sete cadernos de Ideias.

Temas dos debates “Conversas em Ventozelo”:
Porto e Douro – coexistência e governação das duas denominações de origem Demografia e Desenvolvimento Regional – política de imigração para o Douro Património Mundial 20 anos depois: História, Cultura e Património do Douro Ambiente e sustentabilidade do Douro
Vinhos, turismo e gastronomia – o triângulo virtuoso do enoturismo no Douro Promoção e Internacionalização das marcas e do território do Douro
Os desafios da nova economia para o Douro

aNOTÍCIA.pt