Nova modalidade do ciclismo mostra-se em Lisboa

A nova modalidade do ciclismo viaja este fim-de-semana até à pista do Parque das Nações, em Lisboa, para mostrar toda a sua dinâmica

Nova modalidade do ciclismo
Nova modalidade do ciclismo mostra-se em Lisboa - ®DR/RBCP

É a mais nova modalidade do ciclismo e viaja no próximo fim-de-semana (16 e 17 de outubro) até Lisboa para mostrar toda a sua dinâmica. O Red Bull UCI Pump Track World Championships traz à pista do Parque das Nações 70 atletas de 25 países e abre as suas portas a todos os entusiastas da bicicleta – num programa para toda a família.

É um programa a não perder por todos os amantes da bicicleta e respetivas famílias (a entrada é livre). O Red Bull UCI Pump Track World Championships reúne no próximo fim-de-semana (16 e 17 de outubro) na pista oficial do Parque das Nações, junto à Ponte Vasco da Gama, os melhores valores do Pump Track. São esperados neste campeonato do mundo, 70 atletas em representação de 25 países.

O Pump Track é a mais nova modalidade reconhecida pela Federação Internacional de Ciclismo (UCI) e consiste em evoluir numa pista de alcatrão, composta por uma sucessão de rolos e curvas, permitindo que os atletas progridam apenas com o balanço do corpo e sem praticamente pedalar. Considerada acessível a todos, esta vertente permite a utilização de diferentes tipos de bicicleta, sejam de BMX, de BTT ou até de passeio.

A competição coloca na pista um piloto de cada vez (solo runs), sendo o objetivo completar as voltas no mais curto espaço de tempo possível. Esta nova modalidade mistura atletas amadores com profissionais do ciclismo, oriundos de diferentes estilos, como o BTT Down Hill, Four Cross e as modalidades olímpicas do Cross Country ou BMX. A pista do Parque das Nações foi inaugurada no ano passado e tem uma extensão total de 285 metros, sendo composta por 16 curvas.

O público tem acesso livre a este evento presencial, que tem início no sábado, pelas 12 horas. Já a pensar em todos aqueles que não tiverem a oportunidade de viajar até Lisboa, a organização irá garantir a transmissão em direto da final mundial, no dia 17, a partir das 15 horas em https://www.redbull.com/int-en/events/red-bull-uci-pump-track-world-championships-world-final. Paralelamente à competição, no domingo os fãs do BMX Flatland vão poder assistir a uma demonstração do tri-Campeão do Mundo, Jorge “Viki Gómez” – sem dúvida uma oportunidade única.

A Final Mundial do Red Bull UCI Pump Track World Championships conta com os apoios da Junta de Freguesia do Parque das Nações, da Câmara Municipal de Lisboa, da GHOST e da Riding Culture.

COMO CHEGAR AO RED BULL UCI PUMP TRACK WORLD CHAMPIONSHIPS

A pista de Pump Track do Parque das Nações situa-se no Passeio do Tejo, junto à ponte Vasco da Gama.

CARRO: Para quem vem da zona Norte do País de automóvel, o melhor percurso é através da A1 – saindo em direção à Expo/Parque das Nações, logo após passar o rio Trancão.

Para quem vem da zona Sul, o percurso ideal é pela A12, seguindo pela primeira saída em direção a Sacavém e Expo/Parque das Nações.

A referência a ter em conta é o Pingo Doce do Parque das Nações Norte, seguindo depois até ao final da rua Chen He.

Na direção do rio há estacionamento com uma boa capacidade, sendo o resto da viagem feita a pé.

BICICLETA: Quem optar por vir de bicicleta pode fazer um agradável passeio junto ao rio, a partir da Torre Vasco da Gama – são cerca de dois quilómetros.

TRANSPORTES PÚBLICOS: Em termos de transportes públicos, os autocarros da Carris 26B e 708 ficam a cerca de 600 metros do evento (rua Chen He).

COMBOIO: A estação de comboio mais próxima é a de Moscavide.

aNOTÍCIA.pt