O ritual repete-se… A neve chegou à Serra da Estrela

A neve chegou com o seu véu branco sedoso, de linhas, cortes e beleza a apontar para as novas tendências da coleção outono – inverno

a neve chegou à Serra da Estrela
O ritual repete-se… A neve chegou à Serra da Estrela - ©Nuno Adriano

O ritual repete-se… A neve chegou à Serra da Estrela.

O ritual propaga-se ano após ano. Ao mínimo indicador da neve no horizonte, faz acionar os sensores do vício. O vício de ir ao encontro dela, tal cordeirinhos no campo a seguir o rebanho. Não há nada que desvie o nosso pensamento, tudo aponta no carril que nos conduz à Serra da Estrela. É sempre assim, vez após vez.

Estrela, a nossa ´dona’.

Em 1902, Jack London afirmou: “Quem dá de comer a um homem, é seu dono”. Embora esta afirmação não vá ao encontro da nossa filosofia e ideologia de sociedade, aqui, a Serra da Estrela dá-nos neve e passa a ser nossa ‘dona’. Não há qualquer negação a isso, aliás aceitamos com aquela naturalidade como é o respirar. Nesse sentido, fomos interagir com a Estrela vestida de branco, com o seu véu branco sedoso, de linhas, cortes e beleza a apontar para as novas tendências da coleção outono – inverno.

Desfilando na passerelle

Pisando o trilho rumamos onde este nos leva, vamos percorrendo as veias desta montanha. A Estrela continua o seu desfile na passerelle, sempre esbelta, ostentando aqueles movimentos das nuvens, as linhas do horizonte sensuais e preconizando aquele som do vento que emana do seu véu. O ar tinha cheiro de pureza e intocabilidade, símbolo de uma natureza reinante e de ausência humana massificada, muita dela de consciência ausente do que é estar, interagir e comportar-se numa montanha.  

Cenário desenhado

O gelo quebra-se pelos nossos passos, sendo esse o único som que ecoa pelo silêncio. A ausência de palavras resume-se ao facto de apenas querermos assistir a toda esta realidade aumentada. Ao privilégio de estarmos aqui, em 1.ª mão, em direto e ao vivo é, só por si, uma vitória para nós, do qual nos devíamos honrar sempre que estamos neste território. Ofendendo o estado de silêncio, alguém proferiu: “este cenário é desenhado, só pode”. É desenhada sim, mas não por nós. Não teríamos 1% da imaginação, do rigor, da perfeição que a natureza possui é mesmo por essa razão que aqui estamos, que à Serra da Estrela vimos infinitas vezes.

Nota importante: Em alguns dos locais mencionadas aconselha-se a visita com acompanhamento de guia.

Artigos relacionados com “O ritual repete-se… A neve chegou à Serra da Estrela” (38) em:

Interior do país – Chegou o Tempo

chegou o tempo