Termóstato inteligente: o que é e como nos ajuda?

Sabe o que é termostato inteligente, quais os tipos existentes e como eles nos podem ajudar no dia a dia? Vamos tentar ajudar

o que é um Termóstato inteligente
Termóstato inteligente: o que é e como nos ajuda? - ®DR

Um termostato inteligente é um dispositivo que permite acima de tudo poupar eletricidade. A domótica permite que se controle os sistemas elétricos da sua casa de forma remota. O seu uso é muito simples, e além disso, pode ser utilizado através de um smartphone quando não se encontra em casa.

Nos dias de hoje, muito se fala no uso racional de energia elétrica, mas porquê? Porque queremos pagar menos nas contas de energia e ao mesmo tempo queremos proteger o ambiente.

A tecnologia está em constante evolução, e com ela trouxe umas das inovações do mercado: os termostatos inteligentes.

O que é um termostato inteligente?

Os termostatos tradicionais são usados ​​para ajustar com precisão a temperatura da sua casa, escolhendo uma determinada temperatura e programando quando se deve ligar ou desligar. Com termostatos inteligentes já não é necessário definir uma hora e a temperatura desejada, pois agora tudo isto é gerido em tempo real.

Um termostato inteligente é conectado através da rede WIFI a dispositivos como smartphones ou tablets. O termostato inteligente permite regular a temperatura da sua casa sem que tenha de lá estar.

Mas para que serve?

O uso que é dado aos termostatos inteligentes mudou a maneira como controlamos o aquecimento das nossas casas. Atualmente já pode ligar o aquecimento antes de chegar a casa, evitando que haja desperdício de energia estando vazia. Um termostato inteligente permite que a temperatura seja alterada imediatamente atuando como climatizador, desta forma podemos gerir com precisão a temperatura que queremos no interior da casa.

Tipos de termostatos inteligentes

Termostato analógico: são termostatos convencionais que permitem regular a temperatura com uma roda que gira. O objetivo é manter uma temperatura constante. O próprio termostato liga e desliga o aquecimento para que não haja nenhuma mudança repentina na temperatura.

Termostato digital: Os termostatos digitais possuem funções muito semelhantes aos do modelo anterior, a única diferença é que estes são mais precisos. Com o termostato digital inteligente podemos marcar a temperatura exata, pois têm um ecrã onde se pode verificar a temperatura atual numa casa e a temperatura que se deseja atingir.

Cronotermostatos digitais: Os cronotermostatos permitem definir uma temperatura específica como os anteriores, a diferença é que o aquecimento pode ser programado para se ligar e ser desligado a uma determinada hora. Existem modelos que permitem a programação com vários dias de antecedência.

Cronotermostatos inteligentes com WiFi: estes são os termostatos mais avançados. Com estes, é possível controlar, ligar e desligar o aquecimento, além de se poder ajustar com precisão a temperatura desejada. Estes aparelhos podem ser controlados do smartphone ou outros dispositivos, e geridos em tempo real e graças à WIFI, e sem a necessidade de estar em casa nesse momento. Graças à possibilidade de gerir a temperatura através do telemóvel, estando dentro ou fora de casa e sempre em tempo real, faz com que a poupança na conta da energia seja maior. E já que falamos na rede wifi, aproveite e verifique a velocidade da sua ligação utilizando o Vodafone Speedtest. Garanta uma transmissão de dados rápida e sem interrupções.

Como é que um termostato inteligente nos pode ajudar?

Os termostatos inteligentes beneficiam especialmente as pessoas que não estão em casa durante o dia. Uma das vantagens destes sistemas é a facilidade no seu uso. O preço da eletricidade é uma dor de cabeça,e por isso, cada vez mais utilizadores têm sistemas conectados em casa, sendo uma das grandes vantagens a poupança mensal de energia.

Todos os dispositivos deste tipo podem atingir entre 20% e 50% nos casos de maior eficiência. A poupança é gerada evitando que o aquecimento funcione nas horas do dia em que a casa está vazia, pois o fato de poder programá-lo e geri-lo à distância permite que ao chegar a casa, encontre uma temperatura ideal.

Conselhos antes de instalar um termostato inteligente

A eficiência que se consiga com o dispositivo é determinada pela instalação que é realizada. Uma instalação que permite o controlo remoto da temperatura supõe um maior investimento inicial, mas também uma maior poupança a longo prazo. Seguidamente, analisamos algumas ferramentas úteis para instalação:

Compare e escolha o melhor sistema: Nem todos os termostatos inteligentes são iguais, por isso é importante comparar e identificar qual é o mais conveniente para a sua casa.

Contacte um profissional credenciado: A instalação de um termostato é muito complexa, nestes casos é conveniente entrar em contato com um profissional credenciado, capaz de realizar uma instalação adequada e adaptada às necessidades da sua casa. Devido à sua complexidade, é aconselhável chamar um profissional credenciado para a instalação de um termostato, capaz de realizar uma instalação adequada.

Mecanismos adequados: uma instalação defeituosa pode danificar o sistema. Se a placa do termostato não estiver nivelada ou os fios não estiverem em boas condições, o sistema de aquecimento pode gerar falhas.

Programar corretamente: Depois de instalado é importante ler as instruções para conhecer bem o seu arranque e funcionamento. É importante saber programar a temperatura de forma analógica e em dispositivos remotos.

Manutenção: Para um bom funcionamento é importante efetuar a manutenção adequada. Problemas como baterias, limpeza e verificações regulares, irão manter seu termostato inteligente a funcionar corretamente durante muito anos.

aNOTÍCIA.pt