Rali Dakar: Rui Gonçalves e Mário Patrão mantêm as posições no final da sétima etapa

Na sétima etapa do Rally Dakar, Rui Gonçalves terminou o dia na 16ª posição e Mário Patrão conseguiu manter posição no Original by Motul.

Mário Patrão no Dakar
Rali Dakar: Rui Gonçalves e Mário Patrão mantêm as posições no final da sétima etapa - ®DR

A ação voltou ao Dakar com a sétima etapa da prova, em que Rui Gonçalves efetuou uma prestação consistente, terminando o dia na 16ª posição com um tempo de 3h46m. Mário Patrão, que sofreu uma queda logo no início desta etapa do Dakar conseguiu mesmo assim terminar de forma a manter a posição que ocupava no Original by Motul, classe em que está a competir.

Depois de retemperadas as forças no dia descanso e com a mecânica afinada, Rui Gonçalves enfrentou os 400 km cronometrados, numa etapa disputada em território inexplorado, e que contou com mais de 100 km de dunas que exigiram uma concentração total e absoluta em termos de navegação.

O piloto da Sherco voltou a ser consistente na sua prestação, ao optar por um ritmo que lhe permitiu navegar com segurança no meio do deserto árabe, terminando o dia na 16ª posição com um tempo de 3h46m.

Rui Gonçalves, explicou que ” Começamos esta segunda semana do Rally Dakar com uma etapa marcada pela navegação muito exigente. No início não me senti muito bem, mas, do km 180 para a frente, as coisas começaram a correr melhor, tendo-me sentido mais rápido e nalguns locais onde a navegação era mais complicada consegui evitar grandes erros.”

O piloto português referiu ainda que “Foi uma etapa onde tive que me manter super atento ao “Road Book” e considero que foi um dia positivo, no qual terminei com um 16º lugar no final da etapa. O nosso objetivo irá manter-se para a restante semana, sempre concentrado dado que as etapas que se avizinham serão certamente tão exigentes como esta em termos de navegação.”

Rui Gonçalves concluiu, deixando um “Obrigado a todos vocês pelo tremendo apoio dado ao longo destes dias, da minha parte irei certamente continuar a dar o máximo.”

Depois de um precioso dia de descanso Mário Patrão retomou hoje a sua participação na edição de 2022 do Dakar onde, pela primeira vez, está a competir na Classe Original by Motul. Uma etapa que se previa exigente e dura, mas que se tornou ainda mais difícil para o piloto português que sofreu uma queda logo no início da etapa. Com dores e sem a moto nas melhores condições Mário Patrão conseguiu mesmo assim terminar de forma a manter a posição que ocupava na classificação da classe onde está a competir.

“Hoje além da segunda fase de competição, a avaliar pelo roadbook, a dificuldade na navegação foi o mote desta etapa. Navegação dificílima, com notas absolutamente antagónicas, que me levaram a ter uma queda no km8, a moto precisa de cuidados redobrados e hoje tenho que conciliar as minhas dores com a reparação na moto. Levei o meu tempo, mas consegui cumprir a etapa, que sem dúvida foi das mais difíceis no geral, desde o início pela navegação em si.” referiu Mário Patrão, acrescentando que “É hora de seguir na preparação, faltam muitas etapas e espero que amanhã seja melhor”, salientou o Campeão Nacional de Rally Raid.

A oitava etapa do Dakar 2022 irá ter largada em Al Dawadimi e chegada a Wadi Ad-Dawasir perfazendo um total de 839 km (348 km cronometrados). Do menu do dia faz parte muita areia que vai tornar esta jornada no sul da Arábia Saudita numa daquelas etapas que se prolongam indefinidamente. Os primeiros 200 quilómetros da especial estarão repletos de areia e dunas até onde a vista alcança.

aNOTÍCIA.pt