The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel é o novo hotel de 5 estrelas de Lisboa

The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel é a nova unidade cinco estrelas da cidade de Lisboa que, abre portas a 7 de fevereiro na icónica Estação Ferroviária de Santa Apolónia, em Lisboa.

The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel
The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel é o novo hotel de 5 estrelas de Lisboa - ®DR

A Estação Ferroviária de Santa Apolónia abre portas, a 7 de fevereiro, a uma viagem pela hotelaria de luxo: The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel é a nova unidade cinco estrelas da cidade de Lisboa que, num total de 126 quartos, convida a um embarque pela História de um dos mais icónicos edifícios da ferrovia portuguesa.

Mesmo em frente ao novo Terminal de Cruzeiros e em plena Avenida Infante D. Henrique, The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel aposta num regresso à história da ferrovia portuguesa e do seu imenso legado de ligação regional.

Com assinatura da Saraiva + Associados, o projeto de arquitetura afirma-se numa fachada de linhas sóbrias em tom bordeaux, que se destaca na frente ribeirinha com maior expressão da cantaria original e dos detalhes decorativos originais que marcam aquela construção de estilo neoclássico.

Um investimento de cerca de 12M€ permitiu transformar os cerca de 10 mil m2 de construção distribuídos pela ala nascente e pisos superiores do corpo central da estação no novo hotel do grupo The Editory Collection Hotels, detido pela Sonae Capital. O projeto visou a reabilitação de uma parte do edifício da estação que atualmente não se encontrava em utilização e que não é essencial para a prestação do serviço de transporte ferroviário.

A Estação de Santa Apolónia, inaugurada em 1865, encontra-se sob gestão da Infraestruturas de Portugal S.A., que através da IP Património (IPP), empresa do Grupo Infraestruturas de Portugal, deu início ao processo de requalificação e valorização do edifício da estação, potenciando outros usos complementares à atividade principal, transporte ferroviário, do qual o contrato de subconcessão celebrado entre a IPP e a Sonae Capital para instalação e exploração da unidade hoteleira, que agora inaugura, foi o primeiro passo.

Uma atmosfera em tons de azul com nuances de vista rio

Com os tons de azul a definir a paleta dos corredores e dos quartos, The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel desvenda-se em três pisos com 11 tipologias distintas de quartos de decoração clássica que se revelam acolhedores, espaçosos, sóbrios, com pormenores vintage e muitos detalhes temáticos inspirados nas antigas carruagens.

Uma atmosfera requintada, sóbria sem ser austera, elegante na sua leveza de anfitriã de viajantes, foi desenhada para cidadãos do Mundo com todas as comodidades de acolhimento, de tecnologia e de serviço.

Tratando-se de um design hotel, cumpre o compromisso de dotar cada quarto de uma imagem própria, em que as linhas do mobiliário, a seleção das fotografias históricas, os adereços utilizados, a recuperação de vitrais e claraboias originais – de que é exemplo máximo a Júnior Suite Rosácea – e o equilíbrio de luminosidade se fazem com elegância e sofisticação.

Um restaurante que é a estação central das várias linhas regionais

Ponto de confluência dos principais produtos portugueses, o restaurante The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel assume-se como uma ode à autenticidade, com uma carta repleta de opções de fun dining para partilhar, com pratos inspirados nos produtos que representam fielmente as várias linhas de ligação regional que convergem na Estação de Santa Apolónia.

Produtos sazonais e sabores exclusivos de vários pontos do País servem de inspiração ao Chef André Silva para criar propostas contemporâneas de matriz regional que harmonizam com uma carta de vinhos portugueses das diferentes Regiões. São cerca de 500 m2 que se dividem entre a zona de estar e o restaurante com cozinha aberta a evocar uma bilheteira com janelas para a própria estação.

Com capacidade para 122 lugares sentados e a funcionar diariamente entre as 7h00 e a 01h00, o restaurante sugere um embarque num espaço amplo com almoços executivos e jantares à Carta. Um imponente bar ao centro recria, de forma requintada, um ambiente que remete para o interior de uma carruagem-bar, com uma carta de merendas a cumprir a fiel tarefa de oferecer opções que ilustram as diversas matérias-primas regionais que chegam por via-férrea a Santa Apolónia.

Uma Sala Nobre para acolher reuniões ou eventos exclusivos

Mesmo por cima da entrada principal, onde se situa a icónica varanda que serviu de palco a momentos históricos da vida política portuguesa, a Sala Nobre acolhe reuniões e eventos sob um magnífico teto de estuque do século XIX, totalmente recuperado de acordo com a traça original.

Com capacidade até 30 pessoas, luz natural e meios tecnológicos para a realização de reuniões com projeção sem recurso a ligações por cabo ou wireless, a Sala Nobre é um espaço intimista onde a lareira em pedra e o lambril em madeira mantêm a autenticidade, e permite acolher eventos exclusivos para pequenos grupos, beneficiando da proximidade à zona de bar e restaurante.

Hospitalidade, Local, Arte e Sustentabilidade: 4 pilares de uma marca que se abre a Lisboa

The Editory Collection Hotels é uma marca que se baseia em quatro eixos de atuação que definem o serviço, o produto e a estrutura dos hotéis do Grupo. The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel materializa a hospitalidade na personalização do serviço com detalhes exclusivos que diferenciam cada estadia. Ao mesmo tempo, o hotel homenageia o local onde se insere, selecionando as melhores sugestões para conhecer Lisboa nos tempos livres, captando sinergias com agentes locais que acrescentam valor às experiências da cidade e dando a conhecer os sabores, os recantos e as curiosidades que distinguem um destino único de viagem.

A arte da fotografia está representada nas imagens recolhidas pelo fotógrafo catalão Jordi Llorella, que passou por estações de caminho-de-ferro e apeadeiros para captar a memória e as histórias das construções ferroviárias, que carregam e transmitem ainda hoje, um valor arquitetónico, de originalidade, de uma memória de relevância social que foram registadas através de máquinas fotográficas muito peculiares, construídas pelo próprio em malas de viagem antigas e que agora estão expostas no hotel.

O foco na sustentabilidade posiciona The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel como referência a nível nacional, uma vez que a unidade tem certificação BREEAM – Building Research Establishment Environmental Assessment Method -, entrando na lista de duas centenas de hotéis que detêm esta certificação em todo o mundo, pelo cumprimento dos requisitos que permitem a atribuição do selo de qualidade ambiental reconhecido internacionalmente.

Do combate ao desperdício à redução dos consumos energéticos, passando pela alteração de procedimentos para melhores certificações energéticas, o hotel aposta numa maior integração da economia circular e em pequenas ações diárias que, em articulação com cada Cliente, influenciam consciências e atitudes que contribuem para um projeto conjunto de proteção ambiental.

Fazer check-in entre malas de viagem ou treinar a qualquer hora do dia

The Editory Riverside é a porta de acesso a um cais de experiências que se perdem entre a linha do horizonte vista à janela e os caminhos que confluem num só local com tantos idiomas e sotaques misturados. Na receção, é o ambiente de estação que predomina, entre malas de viagem que marcam a temática do hotel e remetem para o trajeto em qualquer um dos três pisos que mantêm a traça original com a preservação de grande parte dos materiais.

Com room service disponível em permanência, é possível saborear no quarto uma seleção de sabores portugueses by Chef André Silva a qualquer hora. Entre as comodidades, destaca-se ainda a sala de fitness no piso 0, com vários equipamentos para treino e acesso com chave eletrónica, 24 horas por dia, a todos os hóspedes.

O hotel dispõe de 20 lugares de estacionamento, wi-fi gratuito e um conjunto de atividades a poucos minutos de distância para diferentes gostos e experiências. Marcada pelo ritmo de partidas e de chegadas, desenhada em linhas que se estendem a tantos outros pontos do mapa, Santa Apolónia acolhe agora um hotel que garante a descoberta do País a partir de Lisboa.

aNOTÍCIA.pt