Portugal revalidou o título de Campeão Europeu de Futsal

Portugal venceu a Rússia por 4-2 e revalidou o título de Campeão Europeu de Futsal, que se realizou em Amesterdão.

Portugal Campeão Europeu de Futsal
Portugal revalidou o título de Campeão Europeu de Futsal - ®DR/UEFA

Num jogo muito emotivo, Portugal deu a reviravolta ao jogo e venceu a Rússia por 4-2. Pacó e André Coelho, que bisou na partida, e Pany foram os heróis deste jogo que deu a Portugal o título de Campeão Europeu de Futsal pela segunda vez.

Nos minutos iniciais Portugal com mais posse de bola nos primeiros instantes do encontro, mas sem qualquer ocasião de perigo de parte a parte.

Entretanto a Rússia rematou, mas para uma defesa tranquila de André Sousa. Paulinho arranca pelo meio e dispara ligeiramente ao lado da baliza portuguesa. A primeira jogada de algum perigo para a baliza portuguesa, mas o guarda-redes internacional português estava a controlar a jogada.

Portugal muito competente com Bruno Coelho, a ganhar um canto, após remate com o pé direito cortado por um jogador russo.

Pouco depois, um grande remate de Antoshkin vai diretamente ao poste da baliza de Portuga. Esteve à vista o primeiro golo da Rússia.

A Rússia tem ameaçado o golo nestes últimos minutos e conseguiu inaugurar o marcador com um golo de Sokolov que rodou sobre Pany Varela e bateu André Sousa. Estava feito o primeiro golo da partida.

Jorge Braz pediu pausa técnica para Portugal. “Tranquilidade! Sempre que tocámos temos que andar. Constrói as duas posições no meio!”. Foi a mensagem do treinador português.

Mas no regresso ao jogo a Rússia, aumenta a vantagem com um golo de Afanasyev, servido à entrada da área. Pressão defensiva de Pany não evitou a ação contrária.

A 6 minutos do final do primeiro tempo, Portugal com muitas dificuldades de criar ocasiões claras de golo, algo que não se observou no duelo da meia-final com a Espanha, em que a equipas Lusa também perdia por 0-2 na primeira parte.

Minutos depois, um grande momento de Zicky Té! O pivô português simulou que ia para dentro e acabou por rematar com força, à figura do guarda-redes russo. Bom momento de Portugal, algo que já não acontecia há alguns minutos.

Portugal consegue por fim chegar ao golo. Marca Paçó que reduz a vantagem russa ao disparar, desde longe, rasteiro para o fundo da baliza. “Portugal, allez! Portugal, allez!” são os cânticos que se ouvem no Ziggo Dome, em Amesterdão.

Termina a primeira parte da final entre Portugal e Rússia. Não foi um encontro fácil para a equipa das Quinas. Só a pouco mais de um minuto do fim, Tomás Paçó reduziu a desvantagem, na sequência de um lançamento de linha lateral.

No início da segunda parte Portugal entrou com o mesmo cinco que iniciou o encontro. Erick Mendonça é o autor da primeira tentativa portuguesa em alcançar as redes da Rússia.

De seguida remate potente de Chishkala, muito perto de aumentar a vantagem da Rússia neste lance. André Sousa a fazer mais uma grande defesa.

Portugal entrou com os índices de agressividade elevados o que levou a Rússia a ter de mudar a sua abordagem ao jogo.

André Sousa realiza mais uma defesa importante para Portugal. O guarda-redes luso mantém-se sempre muito concentrado e dá tranquilidade aos seus companheiros de equipa.

André Coelho repõe a bola em jogo e bate Putilov, que fica muito mal na fotografia. Está reposta a igualdade 2-2.

A seleção russa, subiu as linhas de marcação após o golo sofrido e tenta chegar rapidamente ao golo, mas Portugal está tranquilo na defesa.

A 8 minutos do final André Coelho, surgiu ao segundo poste, e rematou para o fundo da baliza, ao corresponder a um passe lateral de Miguel Ângelo, e faz o terceiro golo para Portugal.

A Rússia pressiona e Andre Sousa a defender mais um grande remate de Chiskhala e um disparo à trave de Abramov.

Portugal a defender muito bem uma Russia já muito desgastada e desnorteada.

No último minuto Pany Varela, atravessa o campo e frente a uma baliza vazia, marca o quarto golo para Portugal.

Termina o jogo e Portugal é bi-campeão de Futsal.

aNOTÍCIA.pt