Marinha coordena dois resgates ao largo de Lisboa

A Marinha coordenou desde ontem e já durante o dia de hoje dois resgates médicos ao largo de Lisboa

Marinha com resgates ao largo de Lisboa
Marinha coordena dois resgates ao largo de Lisboa - ®DR (Foto de arquivo)

A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, coordenou desde ontem e já durante o dia de hoje, ao largo de Lisboa, dois resgates médicos de duas pessoas, que se encontravam a bordo do navio de passageiros “Mein Schiff 1” e cujo quadro clínico exigia encaminhamento urgente, tendo sido retirados do navio por helicóptero EH-101 da Força Aérea.

A primeira situação teve início, esta sexta-feira, dia 18 de fevereiro, pelas 18h37, quando o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa recebeu um pedido de ajuda relativo a um passageiro de 73 anos que se encontrava a bordo do navio “Mein Schiff 1”, a navegar a 220 milhas náuticas, o equivalente a mais de 400 quilómetros, a sudoeste de Lisboa. O quadro clínico do passageiro indicava princípio de acidente vascular cerebral (AVC). Após contacto com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODU-MAR), foi determinado que a retirada de bordo do cidadão de nacionalidade alemã, seria urgente.

Em colaboração com a Força Aérea, foi empenhado um helicóptero (EH-101) acompanhado por uma aeronave de asa fixa para efetuar o resgate. Após cerca de quatro horas, já durante a madrugada de hoje, o passageiro foi retirado em segurança do navio para a Base Aérea nº 1, onde uma ambulância do INEM já se encontrava à espera para encaminhar do indivíduo para unidade hospitalar.

A segunda situação, coordenada pelo Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, teve origem no mesmo navio, “Mein Schiff 1” tendo sido dado o alerta na manhã deste sábado, pelas 08h05, com novo pedido de ajuda para resgatar uma passageira de 63 anos, de nacionalidade alemã, cujo quadro clínico indicava um AVC hemorrágico. O CODU-MAR determinou igualmente resgate urgente, que seria executado por via aérea, através de um EH-101, da Força Aérea Portuguesa. A cidadã alemã foi transportada em segurança do navio para a Base Aérea nº 6, onde uma ambulância do INEM encaminhou a passageira para unidade hospitalar.

Para além destes dois resgates, agora efetuados ao largo de Lisboa, será de referir que a Marinha, através dos Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo, de Lisboa e Ponta Delgada e do Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal, já coordenou, durante o presente ano de 2022, mais de 60 ações de busca e salvamento, das quais resultaram 116 pessoas salvas.

aNOTÍCIA.pt