CIMAA mostra a diversidade do Alto Alentejo na BTL

Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo promove o território do Alto Alentejo enquanto destino de eleição, tanto para turistas nacionais como estrangeiros na BTL

CIMAA na BTL
CIMAA mostra a diversidade do Alto Alentejo na na BTL - ®DR

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) marca presença na Bolsa Turismo Lisboa 2022 (BTL), que decorre na FIL – Feira Internacional de Lisboa, entre os dias 16 e 20 de março, para promover o território do Alto Alentejo enquanto destino de eleição, tanto para turistas nacionais como estrangeiros.

Sobre esta participação, o presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, Hugo Hilário, defende que “a presença da CIMAA na BTL 2022 é parte de uma estratégia maior para cimentar a posição do Alto Alentejo enquanto território com uma variada e bem consolidada componente de oferta turística, que permita atrair visitantes, criar mais emprego, crescer do ponto de vista económico e, ao mesmo tempo, valorizar o nosso património material e cultural. Neste sentido, a nossa presença reveste-se de duas missões: promover um contacto proveitoso e de aproximação com potenciais investidores e agentes turísticos e, sobretudo, divulgar o Alto Alentejo junto de todos aqueles que, conhecendo-o ou não, passem a olhar para o território como um destino idílico que vale a pena experienciar, aproveitar e viver em todas as dimensões da palavra.”

A edição desde ano marca o regresso da BTL, após dois anos de interrupção provocados pela pandemia de COVID-19, com uma centralidade nas ofertas turísticas ligadas ao enoturismo e ao turismo de natureza enquanto áreas de futuro e que contam já com alguma preponderância no atual panorama do setor em Portugal. Estas são duas vertentes, o enoturismo e o turismo de natureza em que o Alto Alentejo se pode destacar. Por um lado, pela enorme variedade de vinhos de qualidade produzidos no território, bem como pela oferta turística que lhes está diretamente associada.

Por outro, na vertente do património natural, pelo destaque dado este ano pela BTL aos geoparques e regiões que lhe são contíguas, como por exemplo, o geoparque da Lezíria do Tejo, do qual faz parte o município de Nisa, associado da CIMAA. No turismo natural destacam-se também outros elementos identitários da região, como as várias albufeiras no território e as atividades que lhes estão associadas, Serra de São Mamede com as suas cascatas, o montado alto-alentejanas ou mesmo as excelentes condições de observação de aves e outras espécies autóctones, colocam o Alto Alentejo numa excelente posição.

Paralelamente, a BTL 2022 é também uma excelente oportunidade para que a CIMAA consiga atrair novos turistas, investidores e empresas ao apresentar os elementos mais conhecidos do seu território, como a gastronomia, a enorme rede percursos pedestres ou o património histórico e cultural para promover um tipo de turismo também em destaque na BTL 2022: verde, ecológico, sustentável e respeitador das características da região.

A CIMAA é uma entidade que tem como missão a promoção e a defesa dos interesses comuns dos quinze municípios associados, impulsionando o seu desenvolvimento integrado e sustentado, valorizando parcerias, criando sinergias e maximizando complementaridades. Entre eles estão os concelhos de Alter Do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo De Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel.

aNOTICIA.pt