Manuel Pires é o vencedor da segunda Etapa Regional do Chefe Cozinheiro do Ano 2022

Manuel Pires foi o vencedor da segunda Etapa Regional (Sul e Ilhas) do concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2022

segunda Etapa Regional Chefe Cozinheiro do Ano
Manuel Pires é o vencedor da segunda Etapa Regional do Chefe Cozinheiro do Ano 2022 - ®DR

O concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2022, o maior e mais importante concurso de cozinha para profissionais, em Portugal, realizou hoje, dia 11 de maio, a 2ª Etapa Regional, na Escola de Hotelaria e Turismo de Portugal. Esta é a Etapa Regional Sul e Ilhas.

Em 1º lugar ficou Manuel Pires do Santa Maria Petiscaria, em Faro, que apresentou ao júri o menu composto por: Entrada (Biqueirão, Ostra e Gamba da Costa), Prato de Peixe (Bacalhau, Línguas e Chícharos), Prato de Carne (Coelho bravo, Feijoca e Segurelha) e Sobremesa (Melosa, Figueira e Laranja), cozinhado durante a prova com a duração de 4 horas e 30 minutos. 

Surpreendido com a vitória, Manuel Pires afirmou: “não estava nada à espera de ganhar o 1º lugar. Tive algumas dificuldades durante a prova mas acabou bem”. Relativamente à preparação para a prova e à escolha do menu: “resolvi trazer os sabores do Algarve, onde estou, com produtos muito bons. Treinei muito bem os pontos de cozedura de cada prato”. 

Em 2º lugar ficou Fábio Santos, do Landeira em Tomar e em 3º lugar ficou Eulitério Assunção do Palácio de São Silvestre, em Coimbra. Estiveram ainda a concurso Carlos Marques do Montargil Monte Novo, João Carneiro do Páteo Real e Nuno Martins do NUMA Restaurante. 

A avaliar a prova estiveram os chefes Luís Gaspar da Sala de Corte, em Lisboa, André Magalhães da Taberna da Rua das Flores, em Lisboa, Michelle Marques da Mercearia Gadanha em Estremoz e Louis Anjos, do Al Sud em Lagos. 

Os concorrentes tiveram como desafio recriar o menu com que se apresentaram na fase de inscrições e que, segundo o regulamento do concurso, deverá defender e preservar as raízes da gastronomia tradicional portuguesa, os produtos e matérias-primas de origem nacional”. 

O almoço para os convidados da etapa foi elaborado por Tony Martins, CCA 2020 e chefe de cozinha dos JASE Hotels & Resorts em conjunto com Luís de Matos, chefe residente da EHT Portalegre e a sua equipa de alunos. 

De recordar que esta competição já distinguiu figuras de renome no panorama gastronómico nacional como Henrique Sá Pessoa (CCA 2005), João Rodrigues (CCA 2007), António Loureiro (CCA 2014) e Luís Gaspar (CCA 2017). Em 2022 o concurso cumpre a 33ª edição. 

Próxima Etapa 

O concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2022 continuará com a 3ª e última Etapa Regional, com mais 6 concorrentes a prestar provas. Dia 19 de maio na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.  

Distinções 

Além do título de Chefe Cozinheiro do Ano 2022, atribuído ao concorrente que obtiver maior pontuação na Final Nacional, serão também atribuídos as distinções Helmut Ziebell, designado ao prato e concorrente que reúna consenso no júri pela sua criatividade, o prémio Virgílio Nogueiro Gomes, atribuído ao prato que revele com maior evidência a evolução da Cozinha Portuguesa e o Prémio Sustentabilidade Makro, atribuído ao concorrente que revele maior atenção e compromisso com práticas de sustentabilidade durante a sua prova. Serão valorizados temas como a separação de resíduos, aproveitamento de recursos e minimização de desperdício alimentar.  

O concurso Chefe Cozinheiro do Ano tem organização das Edições do Gosto. Poderá obter mais informações em www.chefecozinheirodoano.pt

Artigo relacionado:

Nuno Ferreira vence Etapa Regional de Lisboa do concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2022